Ao contrário do que a lógica determinaria, depois de 32 horas, entre vôos e conexões, a nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela Cunha, chegou a Shantou, na República Popular da China, sem estresse. E, nem bem desceu do avião, já caiu na água para “soltar”, sem paradas para descanso.
Antes de tomar parte da primeira das três etapas da perna asiática do mais importante circuito mundial de provas em águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008, domingo (21), em Shantou, espera realizar algumas sessões de treinamento, principalmente no palco da disputa, que promete ser do mais alto nível.
“Entre outras adversárias, terei a campeã olímpica, a russa Larissa Ilchenko, as alemãs Ângela Maurer (quarta colocada em Pequim, na Olimpíada) e Britta Kamrau Corestein, bem como a chilena Kristel Kobrich, que venceu no Sul-Americano de Esportes Aquáticos, no Brasil”, enfatiza a nadadora da UNISANTA.
Sobre a longa viagem, Ana Marcela fez questão de ressaltar que, o fato de ter que permanecer por horas nos aeroportos de Amsterdã e HOnk Kong, antes dos embarques, ajudou a descontrair. “Aproveitei esse tempo para relaxar, ver pessoas, olhar vitrines e bater papo. Desembarque na China leve e solta, pronta para encarar as provas asiáticas. Estou muito confiante”, completou.
Vice-líder do ranking mundial, com 36 pontos, Ana Marcela cumprirá as três etapas da perna asiática do Circuito Mundial de 10 km, entre o próximo domingo (21) e 4 de outubro. Depois, ela retornará ao Brasil, para uma breve escala, antes de seguir para Cancun, no México, palco da última e decisiva etapa da temporada.
A perna asiática começa com a disputa da etapa de Shantou, em Xin Jinhe, na China, domingo (21). Depois, a competição prossegue com a etapa de Hong Kong, também na China, no dia 28. Já no dia 4 de outubro, em Singapura, ocorre o desfecho da perna asiática. No dia 6 de outubro, Ana estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro.
Das quatro etapas do Circuito Mundial já realizadas, Ana Marcela esteve presente em três. Foi quinta em Santos, no Troféu Renata Agondi, 9ª. colocada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos; e primeira, em Setúbal, Portugal. Por força de sua preparação para Pequim, Ana não competiu em Saint James, no Canadá.