Depois de vencer a prova dos 5 km, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, busca nesta quinta-feira (25), a partir das 12 horas (horário de Brasília), a vitória na prova dos 10 km das disputas de maratonas aquáticas dos Jogos da Odesur, que se desenvolvem em Medellín, na Colômbia.
Além de Ana Marcela, quem também defende a seleção brasileira em águas colombianas é Isabelle Longo, igualmente integrante da equipe da UNISANTA. Ambas têm a orientação do técnico Márcio Latuf, da instituição santista e da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).
Comemorando seu aniversário de 18 anos, Ana Marcela conquistou, na terça-feira (23), o título de campeã da prova dos 5 km, na abertura das disputas de em águas abertas.
Mesmo com vitória, Ana Marcela ficou sem o presente que mais queria, a medalha de ouro, já que a premiação foi adiada. Segundo os jurados, a venezuelana Andreína Pinto teria chegado junto com a brasileira, o que acarretaria em um empate na primeira posição, cabendo a equatoriana Nataly Caldas o terceiro lugar.
A chefia da delegação brasileira, porém, entrou com protesto, alegando que a venezuelana puxou Marcela. Assim, os atletas somente serão premiados nesta quinta-feira (25).
No masculino, o equatoriano Alejandro Enderica venceu, com o brasileiro Allan do Carmo garantindo o segundo posto. Mas também houve protestos pelo terceiro lugar, conquistado pelo venezuelano Erwin Maldonado. A Argentina alega que Damian Blaum foi prejudicado e entrou com outro protesto.
NA PISCINA – Nesta quarta-feira (24), embarcaram para Medellín, os nadadores Luiz Rogério Arapiraca e Glauber Silva, ambos também da UNISANTA. Eles seguiram acompanhados por mais um técnico da UNISANTA, Gerson Pazian, e do massoterapeuta da instituição, do COB e da CBDA, Nei Roblis.
De sexta-feira (26) a segunda-fera (29), Arapiraca nadará as provas de 1500 e 800 metros nado livre, bem como os 400 medley, enq1uanto Glauber estará nos 50 metros borboleta.