Por que as mitologias dominantes que organizaram e guiaram as civilizações por milênios estão hoje mortas, fermentando a discórdia cultural ou até contribuindo para um mal estar generalizado? Esses e outros questionamentos serão abordados na palestra Mitos, Ritos e Símbolos em busca de significados – Alicerçando a Paz, a cargo do diretor executivo da Joseph Campbell Foudation, Robert Walter.O evento será realizado pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), em parceria com a Associação Palas Athena e o Jornal A Tribuna, dia 19 de abril, às 19h30, no Auditório do Bloco E do Campus, Rua Cesário Mota, 8. A palestra terá tradução simultânea.
Na oportunidade, Walter irá propor, através dos ensinamentos de Campbel, “uma reflexão sobre as necessidades de mitologias que encontrem ressonância com a sociedade global cada vez mais interdependente e sobre o porquê de cada pessoa precisar de uma identidade mítica para sobreviver e se dar bem em tempos de mudanças rápidas”.
O palestrante falará também sobre a importância das religiões, filosofias, artes, formas sociais ao longo da história, descobertas fundamentais da ciência e tecnologia e os sonhos que surgem do círculo básico e mágico do mito.
Os convites são gratuitos e limitados e estão disponíveis até o dia 15 de abril, na Central de Informações da Unisanta, Rua Oswaldo Cruz, 277, de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas.
Currículo – Atualmente diretor executivo da Joseph Campbell Foundation, onde iniciou seu trabalho com mitos junto ao próprio Campbell, em 1979, quando ainda era produtor, diretor e escritor teatral na Broadway, e produtor da Royal Shakespeare Company. Seu trabalho com interpretações mitológicas oferece a oportunidade de compreender com clareza os anseios e medos de nossa sociedade contemporânea.