A exemplo do ocorrido na prova dos 5 km, a disputa dos 10 km nas maratonas aquáticas dos Jogos da Odesur, no Lago de Guatupé, nas proximidades de Medellín, na Colômbia, também teve uma chega confusa e a nadadora Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, terminou em segundo, obtendo a medalha de prata.
Mais uma vez, Ana Marcela chegou colada na venezuelana Andreína Pinto, com a adversária tocando na frente por milésimos de segundo (1h58min10s1 a 1h58min10.3). A terceira colocação ficou com a argentina Antonella Bogarin (1h58min15.5).
Segundo a nadadora brasileira, a chegada foi cabeça a cabeça. “Não sei quem bateu na frente, mas senti um pouco na respiração. O que reclamo é que na volta final, a Andreína, lá no outro lado, foi imprensada por mim na margem da represa entre as pedras e não daria pra passar. Mas ela conseguiu dar um pulo de golfinho por ter feito uma impulsão com as pernas na pedra. Reclamei na hora com o árbitro que estava no barco, mas ele alegou que não vira o lance”, afirmou Marcela, indignada.
Com problemas estomacais e febre alta, a também atleta da UNISANTA, Isabelle Longo, não competiu. Já no masculino, Allan do Carmo, quarto colocado da prova (1h50min35s4) liderou da 3ª volta até a virada na última bóia, quando fui ultrapassado pelo equatoriano Ivan Enderica (1h50min31s5), o mesmo vencedor dos 5 km; o venezuelano Erwin Maldonado (1h50min33s4), terceiro na primeira prova; e em chegada igualmente polêmica, o argentino Damian Blaum (1h50min35s1), que conquistou sua segunda medalha de bronze. O outro brasileiro, Filipe Alcântara, acabou na 7ª colocação, com o tempo de 1h50min45s7.

DECISÃO – Em decisão da Comissão de Recursos, Ana Marcela Cunha e a venezuelana Andreína Pinto dividiram a medalha de ouro da travessia de 5 km. O Brasil havia entrado com recursos, alegando que a venezuelana havia agarrado Ana Marcela, mas os julgadores não entenderam desta maneira.
Ana, que fez 18 anos no dia da prova (terça, 23) e Andreína marcaram 1h01min56. Logo depois chegou a equatoriana Nataly Caldas, três segundos mais lenta (1h01min59), e que ficou com a terceira posição. Isabelle Longo ficou na sexta colocação, com 1h02min13.