Comemorando seu aniversário de 18 anos, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, conquistou, nesta terça-feira (23), o título de campeã da prova dos 5 km, na abertura das disputas de maratonas aquáticas dos Jogos da Odesur, disputados em Medellín, na Colômbia.
Mesmo com a vitória, Ana Marcela ficou sem o presente que mais queria, a medalha de ouro, já que a premiação foi adiada. Segundo os jurados, a venezuelana Andreína Pinto teria chegado junto com a brasileira, o que acarretaria em um empate na primeira posição, cabendo a equatoriana Nataly Caldas o terceiro lugar.
A chefia da delegação brasileira, porém, entrou com protesto, alegando que a venezuelana puxou Marcela. Assim, os atletas somente serão premiados no dia da prova de 10 km, nesta 5ª feira (25).
No masculino, o equatoriano Alejandro Enderica venceu, com o brasileiro Allan do Carmo garantindo o segundo posto. Mas também houve protestos pelo terceiro lugar, conquistado pelo venezuelano Erwin Maldonado. A Argentina alega que Damian Blaum foi prejudicado e entrou com outro protesto.