O calendário internacional de Maratonas Aquáticas terá início neste sábado (15/2), em Doha, com a primeira etapa do Fina Marathon Swim World Series 2020. Atleta da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Ana Marcela Cunha já está no Qatar para a competição, que servirá como preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio em julho.
Até o momento, Ana Marcela é a única atleta dos esportes aquáticos do Brasil classificada para os Jogos Olímpicos de 2020. Vencedora de cinco etapas no Circuito Mundial de 2019, a nadadora quer começar o ano de 2020 com mais uma medalha.

Na semana passada, Ana foi eleita pela sexta vez como a melhor atleta de maratona aquática do mundo. Ela explica que o nível da competição será elevado, visto que algumas de suas principais adversárias pelo ouro olímpico participarão da disputa.

“É a primeira prova do ano para muitos atletas que já estão classificados para os Jogos Olímpicos. É a primeira etapa da Copa do Mundo e, de acordo com a lista, boa parte das atletas classificadas para Tóquio estarão aqui e vão competir. Vai ser uma prova bem forte, interessante para que a gente veja como está e como os outros estão também”.

Ao todo, estão inscritas 54 mulheres para a prova de 10 km organizada pela Federação Internacional de Natação.