A Universidade Santa Cecília (Unisanta) estreitou os laços culturais que mantém com universidades e instituições da Bélgica, por ocasião da visita de uma comitiva de autoridades daquele país a Santos, realizada na última quinta-feira (13/2). A visita marcou um momento histórico: há exatos 100 anos, reis belgas estiveram no Brasil pela primeira vez.

A presidente da Unisanta e diretora da Associação Comercial de Santos, Profa. Dra. Lúcia Maria Teixeira, e o assessor da Presidência da Unisanta, Lucas Teixeira, participaram do encontro ocorrido na Bolsa do Café, evento que contou com a presença de vários diplomatas, entre eles Patrick Hermann, embaixador da Bélgica no Brasil, e o cônsul geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders.

A visita teve como objetivo estreitar relações com autoridades locais e, ao longo do tempo, procurar oportunidades de negócios, condição reforçada pelo embaixador.

“Temos que reativar cada vez mais esses laços importantíssimos para revitalização de nossa cidade, levar a nossa cultura e a visita de hoje prova isso”, afirmou Lúcia.

A relação comercial entre os dois países é antiga, começou em 1834, e o Porto de Santos tem papel fundamental nesse processo. Dele, o País exporta suco de laranja e café, além de importar fertilizantes, produtos químicos e farmacêuticos da Bélgica. A maior semelhança entre os portos de Santos e Antuérpia está na influência e grandeza em suas respectivas regiões.