Na condição de convidada especial da organização, Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, destaca a segurança a ser adotada na prova de uma milha (1.609 metros), a ser desenvolvida dentro da programação do 41º. Annual Fort Lauderdale Rough Water Swim, organizado pelo The International Swimming Hall of Fame’s, marcada para sábado (8).

“Tanto os organizadores como nós, atletas, queremos mostrar que a natação em águas abertas é muito segura, quando todas as precauções de segurança são devidamente seguidas”, disse Ana, lembrando que a disputa em mar aberto será tão segura como qualquer competição em uma piscina.

Ana Marcela é a apontada pela imprensa norte-americana como franca favorita. Quinta colocada nos Jogos Olímpicos de Pequim na prova dos 10 km, ela terminou em terceiro nos 10 Km em Dubai, Emirados Árabes Unidos.

“Devido aos recentes acontecimentos trágicos em Dubai (a prova registrou a morte do norte-americano Francis Crippen), nós estamos tomando precauções extras para garantir a segurança de cada nadador e para a prova manter seu histórico de segurança perfeita”, disse o diretortécnico da disputa, Bob Duenkel, lembrando ainda que a organização está trabalhando com a Fort Lauderdale Rescue Ocean para garantir os requisitos essenciais de segurança.

A prova de sábado (8) marca a estréia de Ana em disputas determinadas em milhas. “Acredito que não terei problemas de adaptação e sinto me honrada por ter sido convidada pela organização para fazer parte desta tradicional festa da natação em águas abertas”, assinala.

Nos Estados Unidos, Ana treina sob a orientação dos professores Alex Pussieldi, o Coach, e do cubano Omar Emílio Rodrigues Gonzáles. Pelo telefone e pela internet, Ana mantém contatos periódicos com seu treinador Márcio Latuf, que permaneceu no Brasil. “Tenho procurado seguir à risca o planejamento traçado para essa pré-temporada”, garante.

A nadadora da UNISANTA só lamenta não ter tudo a chance de participar de mais uma edição da também tradicional Prova Mar Grande, a ser desenvolvida domingo (9), na Bahia. “Adoro a competição, mas diante da coincidência de datas tornou-se impossível conciliar as duas coisas. Afinal, entendo que não poderia deixar de lado a oportunidade de vir aos Estados Unidos, primeiro a passeio, já que aproveitei os primeiro dias para um curto, mas merecido período de férias, antes de iniciar a pré-temporada”, explica.

Antes de voltar ao Brasil, Ana Marcela ainda deve encarar uma competição em piscina. “Será outra experiência inédita, pois vou competir em jardas e não em metros. Como no Brasil. Já venho treinando para isso”, destaca.

A prova de uma milha (1.609 metros) do 41º. Annual Fort Lauderdale Rough Water Swim será disputada neste sábado (8), a partir das 9h30, no horário local, (12h30, de Brasília). Já a competição em piscina de jardas ocorrerá no final de semana seguinte.