A Universidade Santa Cecília (Unisanta) oferece cursos de pós-graduação stricto sensu, inexistentes na Região e vitais para seu crescimento sustentado: o Mestrado em Ecologia e Sistemas Costeiros e o Mestrado em Engenharia Mecânica.

A criação desses cursos foi recomendada oficialmente pela CAPES. As inscrições para o processo seletivo estão abertas no site da Unisanta e são gratuitas, a todos os interessados. Devem ser feitas exclusivamente on line. As aulas começarão em março de 2011.

“O contexto enérgico, econômico e ambiental do País justifica a criação desses cursos de stricto sensu”, explica a Reitora da Unisanta, Dra. Sílvia Teixeira Penteado, mencionando o Pré-Sal, o Parque Tecnológico de Santos e o impacto previsto na economia e no meio ambiente da Baixada Santista.

Destacam-se alguns reflexos já sentidos nas cidades litorâneas e as pesquisas iniciadas e em estudos para dar suporte a esse desenvolvimento exigido pelo País, em diversas áreas.

Mais informações no site http://www.unisanta.br/mestrados ou pelo e-mail: strictosensu@unisanta.br.

Mestrado em Engenharia Mecânica

Será o primeiro Mestrado em Engenharia a ser implantado na Baixada Santista. Centralizado em Engenharia Mecânica, terá um forte viés também em Eletricidade e Alta Potência. O Mestrado oferece ao aluno a opção de direcionar sua dissertação a problemas reais das empresas em que eles atuam, explica o Consultor da Mestrados e Doutorados da Unisanta, Dr. Marcos Tadeu.

O curso de Mestrado em Engenharia Mecânica da Unisanta busca a formação de um profissional preparado para os desafios do novo milênio, focado na realidade regional, onde as tecnologias da informação e de automação desempenham papéis fundamentais.

Um dos objetivos é formar um profissional capacitado para desenvolver técnicas e práticas que lhe permitam oferecer serviços de consultoria especializada. O programa considera, também, a formação humanística e o desenvolvimento de habilidades e de atitudes condizentes com esse novo panorama, pela globalização.

A proposta encaminhada a CAPES/MEC foi uma conseqüência natural da evolução do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e dos diversos cursos de Pós-Graduação Lato-Sensu, ligados a esta área na Universidade Santa Cecília, afirma a Reitora.

A maioria dos docentes desses cursos atua na área de consultoria como engenheiros há mais de 15 anos em empresas e indústrias nacionais e internacionais, levando aos discentes uma larga experiência profissional.

“A Universidade Santa Cecília, ao assumir o grande desafio de transformar-se em um dos principais centros de estudos e pesquisas da região, gerou novos conceitos e tecnologias e, ainda, disseminou esses saberes junto à comunidade por ela atendida”, observa Silvia Teixeira Penteado.

Mestrado em Ecologia

O Programa de Mestrado em Ecologia da Unisanta, que começará em 2011, tem como um dos seus objetivos principais formar profissionais qualificados na área de Ecologia e Meio Ambiente aptos para trabalhar nas diversas frentes do Gerenciamento Integrado de Zonas Costeiras, Marinhas e Portuárias.

O mestre na área poderá atuar em atividades de docência e pesquisa científica relacionadas aos ambientes marinhos e costeiros, integrando aspectos ecológicos, físicos, químicos, biológicos, toxicológicos e sócio-ambientais. Poderá auxiliar nas tomadas de decisão frente aos desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável dos ambientes costeiros e marinhos da região, gerando subsídios para ações públicas através de apoio técnico-científico a órgãos governamentais, instituições privadas, organizações não governamentais e outras instituições de ensino e pesquisa.

O desenvolvimento das diferentes linhas de pesquisa proposto pelo Programa de Pós-Graduação de Ecologia Marinha da Unisanta está diretamente relacionado com as prioridades de pesquisa acadêmica e tecnológica da área de Ecologia e Meio Ambiente da região e do País.

Sílvia Teixeira Penteado lembra a experiência da Universidade Santa Cecília com diversas pesquisas de fôlego, de caráter internacional. Uma delas é o Projeto EcoManage – Sistema Integrado de Gerenciamento Ecológico de Zonas Costeiras, realizado a partir de dezembro de 2004 e durante três anos e meio.

Participaram dez instituições da Itália, Holanda, Portugal, Chile, Argentina e Brasil. A Unisanta foi a única universidade particular brasileira convidada. Com aporte financeiro da União Europeia, foram estudados os estuários de Santos, Baía Blanca, na Argentina, e o Fiorde de Aisén, no Chile.

Em 14 de maio de 2008, foram entregues à comunidade científica e às autoridades as conclusões do EcoManage, na forma de uma Biblioteca Virtual ou, como alguns técnicos definiram, uma tomografia computadorizada do estuário de Santos e São Vicente. O objetivo foi nortear o crescimento sustentado da Região, diante da Bacia Petrolífera de Santos, do Porto, do turismo, da poluição do mar, dos mangues e até do futuro aquecimento global.

Outra pesquisa internacional importante foi a de Harmonização de Métodos para a Gestão de Material Dragado em Zonas Costeiras Internacionais (Europa e América Latina), incluindo Espaços Naturais Protegidos, realizada de 2005 a 2010, nos estuários de Santos, de Paranaguá (Paraná), no Brasil, e de Cádiz, Algecira e Huelva, na Espanha.

Além dos dois cursos de mestrados recomendados pela Capes, já existe um intercâmbio internacional aprovado na Europa, para Mestrado e Doutorado em Europeu em Gerenciamento de Águas Costeiras, este para 2011, com apoio da União Europeia, ligados ao Projeto Internacional Erasmus Mundus da Cátedra Unesco.