Ela ainda não completou 16 anos, mas já desponta como um super atleta, ostentando, segundo o Blog do Coach, do conceituado site Best Swimming, de Alex Pussieldi, o recorde absoluto na história dos esportes aquáticos do Brasil, figurando em cinco convocações internacionais neste primeiro semestre de 2008. Nunca, nunca mesmo, um nadador brasileiro foi convocado para tantas seleções nacionais em tão pouco tempo e quase tudo junto”, destaca Pussieldi. Trata-se de Ana Marcela de Jesus Cunha, nadadora de piscina e águas abertas da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, que fará aniversário no próximo dia 23 de março.
No último final de semana, com a vitória na prova de 5 km que abriu, em Santa Catarina, o Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, Ana Marcela passou a ser a única mulher da natação brasileira com convocação para as provas de 5 e 10 km do Mundial de Águas Abertas de Sevilha, na Espanha, a ser realizado de 3 a 8 de maio próximo.
A nadadora da UNISANTA tem convocações para o Campeonato Sul-Americano Absoluto, a ser realizado em São Paulo, de 12 a 16 de março, competindo nas provas de 400 e 800 metros nado livre. Também no Sul-Americano de Águas Abertas, igualmente em São Paulo, de 4 a 9 de março, nas provas de 5 e 10 quilômetros
No Multinations de Chipre, de 29 a 30 de março, nas provas de 400 e 800 metros nado livre; na Copa Latina de Natação de San Marino, de 25 a 27 de abril, novamente nos 400 e 800 metros nado livre, e no Campeonato Mundial de Águas Abertas em Sevilha, nos 5 e 10 km.
Ana Marcela, que ainda não sabe como poderá conciliar tamanha multiplicidade de competições, ainda pode garantir vaga na equipe brasileira para o Mundial Júnior, dependendo do seu desempenho nas provas de meia e longa distâncias no Brasileiro Absoluto de Verão, o Troféu Maria Lenk, a ser realizado de 6 a 11 de maio, no Rio de Janeiro. A nadadora também atuará no dia 15 de março, em Dubai, nos Emirados Árabes, da segunda etapa do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008.