Tambor é o livro de Eduardo Manoel Sant’Ana Neto, arquiteto formado pela Universidade Santa Cecília, UNISANTA. O nome da publicação é uma referência a história da família Tambor, antigos habitantes locais.

O livro aborda também a história da arquitetura e urbanismo da cidade de Cananéia, com uma linguagem que utiliza a simplicidade, ou seja, não é necessário ser um profissional desta área para entendê-lo.

“Atualmente, existe um movimento importante visando democratizar a cultura em nosso País, que busca uma imensa participação da população, a fim de que a arte chegue às pessoas e quando necessário, haja um mediador para tratar do assunto”, diz o autor.

No livro, o autor explica como os antigos moradores de Cananéia realizavam suas construções e seus “arruamentos” (pavimentação de ruas e calçadas).

A cultura das ruas de Cananéia é uma cultura que só se aprende passeando por elas. Ruas essas que no passado não possuíram calçadas e seu alinhamento era através de cordas”. (trecho do livro, pág. 59, cap. X).

A publicação ainda oferece ao leitor algumas informações sobre música, culinária, metodologias de pesca e marinharia.

O autor atualmente trabalha no setor de Celulose e Papel, e faz Pós-Graduação na UNISANTA em Engenharia de Segurança no Trabalho.