Ana Marcela Cunha, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, ganhou uma adversária de muito peso para a antepenúltima etapa do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 10 km 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas de 10 quilômetros). No domingo (4), no Panasonic Fina Marathon Swimming World Cup, em Repulse Bay, Hong Kong, ela terá de enfrentar aquela que é considerada a melhor nadadora de águas abertas do mundo, a russa Larissa Ilchenko.
Larissa, que tem estado de fora das provas do Circuito da Copa do Mundo deste ano, só nadou uma prova. Foi em Varna na Bulgária, onde venceu, deixando Ana Marcela Cunha em terceiro, e a também brasileira e atual líder, Poliana Okimoto, em segundo..
A russa já está em Hong Kong e começou a treinar. O tempo por lá é de chuvas constantes há três dias, mas a previsão para o final de semana é de tempo bom.
A presença da nadadora russa só irá incrementar ainda mais a fantástica campanha que as brasileiras Poliana e Ana Marcela estão fazendo e ainda mantendo respectivamente a primeira e a segunda posição no ranking mundial atual.
Após nove etapas, Ana Marcela ocupa a vice-liderança do ranking mundial, com 128 pontos, oito a mais que a atual campeã mundial, a alemã Ângela Maurer. A também brasileira Poliana Okimoto, com 156 pontos, depois de mais uma vitória (a sexta na temporada), segue na liderança e rumo ao título de campeã. Até o fim do Circuito, a competição percorre Hong Kong e os Emirados Árabes Unidos em sua reta de final.
Ana Marcela participou de oito das nove provas já realizadas. Ela venceu em Santos, em janeiro, na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi; foi vice-campeã na França e Dinamarca; terceira colocada na Bulgária e quarta em Portugal, Estados Unidos e em duas oportunidades na China.
De Hong Kong. Ana Marcela regressa ao Brasil no dia 5/10 (segunda-feira). Já no dia 12/10, ela embarca para os Emirados Árabes Unidos, onde serão realizadas ainda no mês de outubro as duas últimas etapas do Mundial.