Ana Marcela Cunha, nadadora olímpica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), segue firme para terminar a temporada 2008 entre as melhores do mundo em águas abertas. Na madrugada deste domingo (28), ela terminou em terceiro lugar na sexta etapa do mais importante circuito do gênero do mundo, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2008, em prova desenvolvida em Repulse Bay, em Hong Kong, na China.
Com o resultado, ela segue firme na vice-liderança do ranking mundial, agora, com 62 pontos. A prova foi disputada braçada a braçada até o final. Ana Marcela apenas atrás da russa Larissa Ilchenko, pentacampeã mundial e campeã olímpica e da chilena Kristel Kobrich, campeã sul-americana.
No masculino, o também brasileiro e atleta olímpico, Allan do Carmo chegou a liderar, com apenas 400 metros para o final, mas foi alcançado e superado pelo italiano Valério Cleri (líder do ranking mundial). Allan terminou em terceiro, mantendo o quarto posto no ranking mundial, com 60 pontos, dois pontos atrás do terceiro colocado.
Agora, Ana Marcela viaja para Singapura, para o desenvolvimento da terceira e última prova da perna asiática do Circuito Mundial, a ser realizada domingo (4), em Singapura.
No dia 6 de outubro, Ana estará no Brasil, de onde seguirá, já no dia seguinte para Cancun, no México, onde competirá no dia 11 de outubro, pelo Circuito Mundial. Assim, terá pouquíssimo tempo para se recuperar para a disputa da seletiva brasileira para o Sul-Americano Juvenil de 2009, a ser realizada nos dias 17 (5 km) e 19 (10 km), em Inema, nas Bahia, como parte do Circuito Brasileiro de Águas Abertas.
A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) ainda não definiu os critérios, mas provavelmente os dois primeiros colocados na faixa até 18 anos devem ser indicados como representantes do Brasil na competição continental.
Tendo participado de duas das três etapas do Brasileiro, com vitórias em ambas, Ana Marcela Cunha, atual bicampeã nacional, ocupa a terceira colocação, com 42 pontos. Maria da Penha lidera com 58, enquanto Pámela Angel está em segundo lugar, com 55. As duas participaram das três etapas desenvolvidas até aqui.