A Universidade Santa Cecília (Unisanta) foia única instituição da região e uma das poucas particulares do País a participar do XVIII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas, promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE. Com o tema “Empreendedorismo: A Energia para o Brasil Inovador”, o evento foirealizado de 22 a 26 de setembro, no Centro de Convenções de Sergipe, na cidade de Aracaju.
O seminário teveapoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Confederação Nacional da Indústria e Instituto Euvaldo Lodi (CNI/IEL), do Governo do Estado de Sergipe, entre outros. Um dos temasdiscutidos foi a relevância do empreendedorismo para a geração de inovação no País, tendo a geração de energia alternativa, renovável, limpa e de biomassa como fator de alicerce para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Os principais expoentes da área, incluindo pesquisadores acadêmicos, dirigentes de universidades, dirigentes de entidades governamentais e empresários participaramdo seminário.

Unisanta – O coordenador do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo (NINE) – Pré-incubadora de Empresas da Unisanta, engenheiro Ricardo Oi, apresentouo trabalho “A cultura do empreendedorismo e inovação no ambiente universitário: a implantação do Núcleo de Inovação, Negócios e Empreendedorismo na Universidade Santa Cecília”.
Ricardo Oi também é coordenador do curso de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, responsável técnico pelo programa SEBRAETec, líder de grupo de pesquisa CNPq, e professor do curso de Administração. É doutorando em Engenharia Química pela UNICAMP.