O professor de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Arthur Chioro, foi convidado pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) — única escola de âmbito federal no Brasil e uma das unidades técnico-científicas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde — a participar da elaboração do livro “Políticas e Sistema de Saúde no Brasil”, da Editora Fiocruz, que será distribuído internacionalmente.
O livro foi lançado nesta segunda-feira, 22/9, durante o XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia, realizado em Porto Alegre. Para a publicação, a ENPS selecionou os 60 melhores especialistas nas áreas de Saúde Pública do Brasil.
Especialista em Saúde Coletiva,Chioro escreveu em parceria com o secretário estadual de Saúde da Bahia e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e também especialista em Saúde Coletiva, Jorge Solla, o capítulo Atenção Ambulatorial Especializada.
“Além da honra em participar de uma edição que preencherá uma lacuna na bibliografia acadêmica sobre o sistema de saúde do país, tive a oportunidade de evidenciar o projeto santista do ex-prefeito, David Capistrano, que implantou pela primeira vez no Brasil o Sistema de Atendimento Especializado para a comunidade”, conta o autor.

Os autores também retratam os trabalhos de personalidades da área em administração em Saúde Pública, como do sociólogo, político e administrador público, Betinho de Souza, e do também político e médico sanitarista, Sérgio Arouca.

O capítulo retrata a importância da expansão do atendimento especializado — especialidades médicas, diagnósticos e exames específicos — nas pequenas cidades e a organização desse tipo de atendimento nos grandes centros, que já possuem a infra-estrutura, mas ainda precisam melhorar o atendimento à população.

“Infelizmente, alguns gestores ainda não se comprometem com as comunidades mais necessitadas e dificultam o acesso ao atendimento especializado, para não perder pacientes em suas clínicas particulares”, lamenta Chioro.

O projeto desse livro foi elaborado em dois anos, com recursos do Ministério da Saúde, e tem como maior finalidade abordar de forma didática e realista, aos alunos de graduação e pós-graduação, os problemas, as soluções e as iniciativas de infra-estrutura, dos recursos humanos e dos diversos departamentos de saúde, enfrentados no dia a dia dos profissionais da área.

Para o coordenador da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, Luiz Paulo Silva, o trabalho do professor é um grande orgulho para o curso. “Ter um profissional como Chioro é um grande diferencial, pois a importância dele na Fisioterapia é comprovadamente nacional e internacional. Tê-lo em nosso corpo docente é um exemplo para os alunos de que um bom fisioterapeuta precisa ser capaz de atuar também como um grande crítico e pesquisador das condições de trabalho em nosso país”, elogia o coordenador.