A séria ameaça de mau tempo, decorrente da chegada de uma frente fria ao litoral do Rio de Janeiro no final de semana pode provocar o adiamento das provas de pan-americanas de águas abertas de sábado (14) para domingo (15), como admite a coordenadora de águas abertas do Pan, Christiane Fanzeres, também supervisora de maratonas aquáticas da Confederação brasileira de Desportos Aquáticos.

“É claro que existe a possibilidade de adiarmos a prova em função desta frente fria e estamos preparados e atentos a isso, principalmente se não houver segurança aos atletas e às embarcações que estarão atuando na fiscalização da prova. Como a análise climática dá margem a muitas interpretações, vamos aguardar e somente na quarta-feira teremos condições de fazer uma avaliação real e definir essa questão”, justificou Fanzeres, lembrando que a maré alta faz parte da rotina em águas abertas e que os atletas têm condições técnicas de enfrentar as ondulações sem problemas.

Essa possibilidade, foi anunciada em primeira mão por Alex Pussieldi, do Blog do Coach. Segundo ele, o comitê que organiza a prova das águas abertas dos Jogos Pan Americanos esteve reunido esta noite de domingo (8), justamente para avaliar os boletins de previsão do tempo, que davam conta de da possibilidade de mau tempo para o próximo sábado, dia da prova dos 10 km.

Segundo Pussiledi, o comitê estuda a transferência da prova para o domingo (15), “pois, de acordo com a previsão do tempo, sábado deverá ser um dia chuvoso no Rio e a tendência é melhorar para o domingo. A decisão deverá ser tomada durante a semana” .

Mas, levando-se em conta as palavras da coordenadora pan-americana de Águas abertas, existe também a chance de as provas não sofrerem adiamento: “Quem participa desta modalidade deve estar sempre preparado para essas eventualidades, principalmente porque as condições do mar podem mudar no decorrer da prova. Desde que haja condição favorável para o trabalho da capitania e a segurança dos atletas não seja colocada em risco, não há porque cancelar a prova”, finalizou a dirigente”

ALHEIOS e CONFIANTES – Alheios às chances de mudança de data, os integrantes da seleção brasileira de águas abertas, entre os quais a nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, seguem em sua rotina de treinamentos, no Parque Aquático Maria Lenk, palco das provas em piscina, a partir do dia 16 (segunda-feira).

Para Ana Marcela, Poliana Okimoto, Allan do Carmo e Marcelo Romanelli, a frente fria pode até ajudar, já que eles torcem para que no dia da disputa final, o mar não esteja em calmaria. Segundo eles, um pouco de correnteza até que não seria de todo ruim, já que eles conhecem muito bem as éguas da Praia de Copacabana.

No último sábado (7), eles estiveram fazendo mais um treino de reconhecimento. Com um dia de sol, céu totalmente azul e temperatura da água a 24 graus, os nadadores fizeram cinco dos 10 quilômetros oficiais do percurso. Para evitar cansaço desnecessário antes da disputa por medalhas, eles começaram nadando forte, mas imprimiram um ritmo mais leve no final.