As primazias já fazem parte da vida desta jovem de 16 anos. Aos 13, ela já ostentava um título brasileiro e fazia frente às mais experientes nos mais diferentes níveis. Mas, Ana Marcela Cunha, nadadora da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, quer mais.
Depois de iniciar a temporada da melhor maneira possível, com vitória na etapa de abertura do mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2009, largando na frente no ranking mundial, com 20 pontos, ela sonha com voos mais elevados.
E porque não conquistar o topo do mundo, transformando-se na mais jovem campeã mundial da distância olímpica (10 km)? “Preparei-me muito bem para a III Maratona Aquática Internacional de Santos – UNISANTA/Troféu Renata Agondi. Desde o início dos treinamentos, sabia que tinha chances de conseguir um grande resultado. Mas sei que ainda não alcancei a plenitude do meu potencial”, revela sem falsa modéstia.
Bem mais do que determinada e corajosa, Ana Marcela é uma pessoa extremamente honesta. Ao dizer que poderia ter ido mais além na prova santista – “Se fosse preciso, eu estava preparada para nadar no mesmo ritmo, por mais um km que fosse” -, ela não exagera. Quem pôde observa-la após tocar o pórtico de chega, na comemoração de sua grande vitória percebe o quanto ela ainda têm a crescer e dar para a natação brasileira e mundial.
Seu técnico e mentor, Marcio Latuf, é o primeiro a dizer que Ana é um fenômeno. “Muitas vezes é preciso conter o seu ímpeto, mas devo admitir que estamos diante e uma atleta precocemente madura, que sabe dosar, administrar seu ritmo e adotar a estratégia necessária a obtenção do resultado desejado”.
Até o dia 21 de outubro, quando da última etapa do Circuito Mundial de 10 km, em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, Ana terá muito chão pela frente, ou melhor, muita água. A temporada 2009 compreende um total de 13 provas, distribuídas pelas Américas, Europa, Ásia e Oriente Médio.
A próxima escala, marcada para 27 de junho, será em Setúbal, Portugal. Em tese, Ana terá um bom tempo para se prepara, mas é bom lembrar que neste período ela terá pela frente o Sul-Americano Juvenil de Águas Abertas e Piscina, na Argentina, bem como o Absoluto Brasileiro de Verão, o Troféu Maria Lenk. Sem dúvida alguma, duas importantes disputas.

RAIOS – Mas, para aqueles que acreditam no mito de que dois raios não possam cair sobre um mesmo lugar, Ana Marcela tem um conselho: reveja seus conceitos. Afinal, em Santos, com o número 51 estampado no braço ela reviveu o êxito de Setúbal, na temporada 2008, quando obteve sua primeira vitória no Circuito Mundial. “Vibrei, quando soube que nadaria com o número 51 em Santos. O mesmo número da vitória em Portugal”.
Agora, depois de ver dois raios atingirem o mesmo lugar, Ana Marcela que ir além: ela nada por um terceiro raio e um bicampeonato em Setúbal, o que a colocaria em uma posição ainda mais privilegiada no ranking, com 40 pontos e mais US$ 2,5 mil.