A Universidade Santa Cecília – Unisanta ganha mais um destaque na área de Direito, o Dr. Luiz Carlos Furquim Vieira Segundo, formado em 2005. Furquim recentemente publicou um livro chamado Crimes Contra a Vida, pela editora Memória Jurídica.
O livro fala sobre os crimes contra a vida de forma objetiva e clara. Apresenta temas polêmicos como homicídio, transmissão dolosa da AIDS configurando o crime de homicídio; a transmissão culposa da AIDS como homicídio culposo (no caso de ocorrer a morte da vítima) e como lesão corporal culposa (caso a vítima não venha a falecer); a eutanásia; a pluralidade de qualificadoras, entre outros.
O método de ensino e a convivência com os professores foram de extrema importância para formação acadêmica, de Furquim. “A Unisanta tem uma ótima infra-estrutura e professores extremamente capacitados e isto contribuiu muito para a minha formação. Quando realizei o exame da OAB, no qual fui aprovado, não precisei fazer cursinho para a primeira fase, recorrendo somente a curso para a fase subseqüente em que optei pela área penal e por não ter a devida prática com peças nesta área, pois meu estágio foi na área civil”.
Luiz Carlos Furquim também ressalta que o corpo docente da Unisanta teve sua importância na preparação para a prova da OAB. “Mantive a confiança naquilo que aprendi. Quando o aluno se empenha ao máximo, passar na OAB torna-se uma conseqüência lógica após o término da faculdade”.
“Não imaginava que lançaria um livro três anos após me formar e que seria prefaciado pelo Dr. Pedro Lazarini Neto, que além de ser uma pessoa maravilhosa, é um dos grandes penalistas do país. Foi uma honra”.
Quando perguntado sobre as dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do livro, Furquim comenta que não teve problemas, pois durante a sua realização, abdicou-se de sua vida social, para que tivesse total dedicação à obra. “Todo esforço valeu a pena, pois ao concluir o projeto senti algo maravilhoso, que não há palavras em nosso dicionário para descrever”.
O Dr. Pedro Lazarini é autor dos livros Código Penal Comentado e Leis Penais Comentadas, Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP, Professor da Universidade Mackenzie e do Complexo Jurídico Damásio de Jesus e Membro do Instituto de Justiça Criminal de Harvard.