A coordenadora e professora do curso de Produção Multimídia e de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Marcia Okida, teve seu artigo sobre sinestesia, publicado no site da Revista Zupi, nesta quarta-feira, dia 28.
Okida inicia seu artigo, com um exercício de reflexão para os internautas. Inicialmente ela pede para que os leitores procurem um ambiente calmo e com os olhos fechados, imaginem uma figura geométrica qualquer. Após esse procedimento, os leitores terão que colocar a forma geométrica escolhida em movimento. Okida sugere que visualizem a forma no cérebro e seu movimento por um tempo, para, logo após adicionar um som à imagem.
A design solicita que seus leitores não mudem a sua escolha inicial e pede para colocarem ritmo, letra, voz ou música, todos funcionando em conjunto na mente. Após essa etapa, o leitor é auxiliado para que respire fundo e adicione um aroma. Depois, na memória com o conjunto, aplique uma emoção, ação e um desejo. Para terminar, o leitor terá que visualizar uma imagem que represente todo o exercício: forma, movimento, som, ritmo, aroma e emoção. E imaginando uma única cor, que possa representar tudo o que foi criado.
Márcia explica que seu interesse pelo assunto foi após ter visto resultado do trabalho com um aluno deficiente visual. “Sempre desejei trabalhar o design com olhares diferentes, agregando não só as cores, mas as formas geométricas, tipos, linhas, gestos e etc. A sinestesia está presente não apenas no que vemos, mas no que falamos e escrevemos”.
No artigo publicado, Okida comenta que antes de escrever para o site, utilizou um conjunto sinestésico para compor as palavras. “Deixo todas as minhas linguagens aflorarem. Nem sempre esse conjunto de sensações faz parte de nosso gosto pessoal, mas mesmo assim deve ser observado e levado em conta”, comenta.
O artigo escrito pela coordenadora pode ser encontrado pelo site da Revista Zupi