A exemplo da versão passada, a quinta edição da Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Câmara Agondi, que abrirá o mais importante circuito mundial de águas abertas, o 10 Km Marathon Swimming World Cup Fina 2011, no próximo dia 17 (domingo), contará com transmissão ao vivo via Web, direto do site da Santa Cecília TV.

Para tal, bastará acessar o www.santaceciliatv.com.br/fina, página que estará disponível a partir das 7 horas do dia da prova. Assim, a Maratona Aquática Internacional de Santos segue como a única em todo o circuito a dispor de mais esse diferencial. A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, organiza a disputa, que tem a chancela da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA).

A competição terá a participação de cerca de 100 atletas de 16 países em busca de pontos no ranking mundial e de uma dotação de US$ 20 mil. Para os nadadores das três Américas, a disputa serve de seletiva para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, marcados para outubro. Outras nações se utilizaram da competição para promover seletiva para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos,a ser realizado em julho, em Xangai, na China

Definida pela Federação Internacional de Natação (Fina) como referência em termos de organização e, sobretudo, segurança o Troféu Renata Câmara Agondi terá o acompanhamento de representantes de vários países sedes das demais etapas da Copa do Mundo de 10 km, entre os quais México, Portugal, China e Canadá.

O diretor técnico da prova santista, Igor de Souza, explica que esses dirigentes vêm ao Brasil orientados pela alta direção da Fina, que credita a disputa organizada pela UNISANTA um alto nível em termos de eficiência e eficácia. “Desde nossa primeira edição, temos tomado todas as medidas para oferecer o máximo de segurança e conforto aos atletas, técnicos, dirigentes e o público em geral. Essas ações, além de alcançarem seus objetivos têm o pleno reconhecimento da Fina”, diz.

Segundo Souza, “enquanto os demais países têm se adaptar as novas exigências da Fina, a prova de Santos ganha o aval total da organização máxima do esporte em todos os seus aspectos, sobretudo em termos de segurança. Isso, porém, ao invés de nos envaidecer, aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e compromisso de oferecer a todos os envolvimentos uma disputa dos mínimos cuidados com todos os detalhes”, afirma.