Representantes de atléticas das faculdades da região estiveram presentes no encontro com o presidente da Fupe, na Unisanta

Já no segundo semestre desse ano, os universitários da Baixada Santista poderão participar de novas competições esportivas estaduais, a serem realizadas com seletivas regionais nas cidades do litoral paulista, sob a organização da Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe).

O anúncio foi feito na noite desta segunda-feira (21), pelo presidente da Fupe, Aurélio Miguel, em visita à Universidade para renovar a parceria que dá a chancela da federação aos Jogos da Unisanta.

Pelo quarto ano consecutivo, devido ao convênio, os Jogos da Unisanta classificarão automaticamente seus campeões para a fase final estadual nas modalidades de quadra – Futsal, Handebol, Basquete e Vôlei – em ambos os naipes.

Entre as novidades anunciadas está a realização de uma competição em Santos, que deverá acontecer em agosto, com partidas aos finais de semana nas modalidades de quadra, dando sequência aos Jogos da Unisanta.

Com apoio da Universidade Santa Cecília, a Fupe pretende ainda promover fases regionais na Baixada do Paulista Universitário de Futebol de Campo – Taça Paulo Roberto Trivelli, que teve uma final histórica no Estádio do Pacaembu, no ano passado.

Está prevista também uma seletiva em Santos para definir equipes que disputarão os Beach Games da Liga do Desporto Universitário (LDU), em Guarujá, nas modalidades vôlei e futebol de areia.

Referência – Segundo Aurélio Miguel, ao conceder mais uma vez sua chancela aos Jogos da Unisanta, a Fupe atesta o alto nível técnico da competição, que neste ano chega à trigésima terceira edição.

“Desde o começo, ficamos encantados com a organização do campeonato promovido pela Unisanta, uma instituição modelo quando se pensa em educação aliada ao esporte. Aprendemos com vários aspectos que observamos aqui em relação à realização dos Jogos da Unisanta”, disse o consagrado esportiva olímpico.

“Firmamos a parceria com a Unisanta em 2012, justamente no início de nossa gestão na Fupe, o que fortaleceu a entidade e permitiu elevar os universitários que participam dos Jogos da Unisanta. Atletas dessa e de outras faculdades da Baixada já disputaram com êxito o campeonato universitário nacional”, disse o presidente da Fupe.

Marcelo Teixeira, pró-reitor da Unisanta, destacou o trabalho de Aurélio Miguel frente à Fupe, valorizando o esporte universitário no Estado e no País.

“O perfil de Aurélio Miguel e sua trajetória no esporte possibilitam o desenvolvimento de um projeto promissor na revelação de campeões nas mais diversas modalidades, bem como a criação de políticas públicas que beneficiem o esporte universitário, comentou Teixeira.

Desempenho – Em 2015, atletas da categoria masculina/estilo livre, que representaram a Unisanta, foram campeões brasileiros de Luta Olímpica na LDU. Outro título nacional veio no Karatê, no qual a Unisanta sagrou-se campeã no masculino.

No Paulista Universitário, os times cecilianos também tiveram excelente desempenho no ano passado. As equipes masculinas da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) e Engenharia foram vice-campeãs no vôlei e handebol, respectivamente. No feminino, a Fefesp obteve o 3º lugar no vôlei.

A vitória em suas modalidades nos Jogos da Unisanta garantiu a presença dos atletas na disputa estadual ao lado de campeões das regiões da Grande São Paulo, Grande Campinas, Ribeirão Preto, Vale do Paraíba e de Presidente Prudente.

XXXIII Jogos da Unisanta – Terminam no próximo dia 28/3 (segunda-feira) as inscrições para a 33ª edição dos Jogos da Unisanta, principal e maior competição universitária do Estado de São Paulo. As Atléticas interessadas em participar do evento devem imprimir a ficha de inscrição disponível no site jogos.unisanta.br e entregá-la no Departamento de Educação Física e Esportes (DEFE) da Unisanta. O DEFE funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h, na Rua Oswaldo Cruz, 277, no Poliesportivo.

Para obter mais informações sobre os Jogos da Unisanta basta acessar o site www.unisanta.br/jogos