Pedro Henrique da Silva Jonas, da 2ª série do Ensino Médio,   foi eleito vereador com a suplente Alexia Figueiredo de Sá Rocha, da 1ª série do Ensino Médio

O Colégio Santa Cecília foi escolhido pela Câmara Municipal de Santos para participar do Projeto Câmara Jovem de Santos. A convocação saiu nesta terça-feira, 22/03, no Diário Oficial da Cidade.

Com a orientação do coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Santa Cecília, Ronaldo Fernandes do Vale, e do professor de História, João Carlos de Oliveira, 916 alunos se envolveram na eleição do representante, que tomará posse na Câmara como vereador entre os anos de 2016 e 2017, no próximo dia 6/04.

O processo de eleição ocorreu ao longo de um mês e contou com a participação dos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes elegeram, entre quatro candidatos, o aluno do 2º ano, Pedro Henrique da Silva Jonas, de 16 anos, com 307 votos, e a suplente, Alexia Figueiredo de Sá Rocha, do 1º ano, de 15 anos, com 262 votos.

Pedro acredita que foi eleito porque escolheu priorizar a saúde no seu projeto principal. “Sempre quis buscar melhoria na área de saúde e aqui em Santos tínhamos uma das melhores alas cardíacas. Se eu conseguir fazer com que volte, será muito bom”, disse o aluno eleito como vereador.

Já Alexia Figueiredo quer ajudar quem mais precisa. “Nós precisamos mudar o mundo nem que for com pequenos gestos. Eu quero ajudar animais e moradores de rua. Enquanto uns têm do bom e do melhor, outros não têm nada”, afirma.

Treinamento

Os eleitos irão participar de um treinamento nos dias 29, 30 e 31/03. No dia 29, eles receberão na OAB orientação jurídica e sobre como funciona o trabalho de um vereador; no dia 30, irão para o SESC participar de uma reunião entre todos os suplentes e os jovens vereadores. E no dia 31, conhecerão a Câmara, com a presença de todos os vereadores e a do presidente da Casa.

Ao longo dos dois anos de mandato do jovem vereador, todos os alunos envolvidos na eleição poderão dar sugestões de projetos de lei. “Com reuniões mensais e com as nossas orientações, os alunos irão apresentar um projeto de lei por mês, sobre as necessidades da comunidade do entorno do bairro da escola”, explica o coordenador Ronaldo Fernandes do Vale.