O Dr. Paulo Affonso Leme Machado fará a conferência de abertura do VIII Congresso de Direito Ambiental, às 19h, no Auditório do Bloco E, 4º andar, Rua Cesário Mota, 8. O debate sobre o Sistema Portuário enfocará o Desenvolvimento Sustentável, a Zona Estuarina, Poluição Marinha e Impactos no Meio Urbano. O evento é coordenado pelo Dr. Osmar de Paula Conceição Junior e pelo Prof. Dr. Gilberto Passos de Freitas.
Inscrições durante o evento ou no Núcleo de Pesquisas e Prática Jurídica da Unisanta, na Rua Oswaldo Cruz, 277, 1º andar, sala 111, com a doação de um quilo de alimento não perecível.
Serão emitidos certificados, mediante comprovação de presença.
Outras informações pelos telefones: 3202-7141 (manhã e noite) e 3202-7142 (tarde).
DIA 26 DE MAIO DE 2009
. 19h – Abertura do Evento pela Magnífica Reitora da Unisanta, Profª Drª Sílvia Ângela Teixeira Penteado.
. 19h30 – Conferência do Prof. Dr. Paulo Affonso Leme Machado – Pós-Doutor pela Universidade de Limoges/ França, Doutor em Direito Ambiental pela PUC/SP – Mestre pela Universidade "Robert Schuman", em Estrasburgo/França – Coordenador da Pós-Graduação em Direito Ambiental da UNIMEP – Promotor de Justiça aposentado – Ex-Conselheiro do CONAMA – Autor da clássica obra "Direito Ambiental Brasileiro", editada pela Malheiros Editores.
27 DE MAIO DE 2009
PAINEL I – 19h – Sistema Portuário e Desenvolvimento Sustentável.
.Werner Grau Neto – Advogado Associado do Pinheiro Neto Advogados (SP) – Mestre e Doutorando em Direito pela USP.
. Élio Lopes dos Santos – Secretário Municipal de Meio Ambiente do Guarujá – Engenheiro Químico – Professor da Pós-Graduação da Unisanta.
. Fábio Alexandre de Araújo Nines (Prof. Fabião) – Vereador da Câmara Municipal de Santos – Biólogo – Professor.

PAINEL II – 21h – Sistema Portuário e Zona Estuarina
. Yara Schaeffer Novelli – Livre Docente, Doutora e Mestre pela USP – Pesquisadora do Instituto Oceanográfico da USP.
. Ricardo Baptista Borgianni – Supervisor Técnico do DEPRN na Baixada Santista – Engenheiro Agrônomo.
. Benito Santiago Martinez Gonzalez – Secretário Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Portos de Cubatão.
. Roberto Pereira Borges – Biólogo – Doutor e Mestre em Ecologia pela USP – Coordenador Pedagógico da Faculdade de Ciências Biológicas (Biologia Marinha) da Unisanta.

DIA 28 DE MAIO DE 2009
PAINEL III – 19h – Sistema Portuário e Poluição Marinha
. Fábio Giordano – Doutor em Ecologia pela USP – Mestre em Ecologia pela UNESP – Pesquisador da Unisanta – Diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta.
. Daury de Paula Júnior – Promotor de Justiça do Meio Ambiente de Santos.
. Ingrid Maria Furlan – Chefe do Escritório Regional do IBAMA.

PAINEL IV – 21h– Sistema Portuário e Impactos no Meio Urbano
. Filippe Augusto Vieira de Andrade – Promotor de Justiça da Capital – Mestre em Direito Ambiental pela PUC/SP.
. Aureo Emanuel Pasqualeto Figueiredo – Engenheiro Mecânico e Civil – Mestre em Engenharia (Transportes) pela Escola Politécnica da USP – Diretor de Pós Graduação da Unisanta.
. Francisco José Carol – Diretor da Secretaria Municipal de Projetos Especiais de São Vicente – Arquiteto e Urbanista – Mestre pela UFSCAR – Professor da FAU da Unisanta.
. Andrea Ribeiro Gomes – Arquiteta – Doutora em Estrutura Urbana pela USP – Professora da FAU da Unisanta.