Tem início a campanha de vacinação contra gripe comum e gripe A (H1N1) voltada para os colaboradores e professores do Complexo Educacional Santa Cecília, de todas as idades. A vacinação será realizada no Ambulatório Médico, localizado ao lado da Secretaria de Esportes, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, das 9h às 16h30.

Este projeto faz parte do Programa de Qualidade de Vida, no qual a Universidade Santa Cecília (Unisanta) contribui na prevenção da doença, que é contagiosa e potencialmente grave, mas que pode ser combatida com a vacina.

A vacina é gratuita. É necessário levar ao Ambulatório Médico RG e a carteirinha de vacinação. O medicamento é contra-indicado a quem tem alergia a ovo.

Ela é composta por uma dose de 0,5 ml e leva cerca de duas semanas para fazer efeito e a proteção dura, em média, um ano. Conforme dados da Secretaria de Saúde de Santos, a vacina diminui o risco de contrair gripe em 90% dos casos, o que representa um investimento preventivo na saúde e contribui para a melhoria da qualidade de vida.

A vacina não causa gripe. Os efeitos são incomuns e quando ocorrem são brandos, como, por exemplo, dor no local da aplicação. Ou seja, de acordo com os especialistas, nada que impeça a pessoa vacinada de desempenhar suas atividades normais.