Nesta sexta-feira (12), Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Secretaria de Assistência Social (Seas), da Prefeitura Municipal de Santos, e a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (CMPETI) realizam o Seminário Combate ao Trabalho Infantil, das 13h30 às 17h.

O evento acontece no consistório da Universidade Santa Cecília -Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277) e tem promoção do Sistema Santa Cecília de Comunicação. A entrada é franca.

Durante o seminário, a Secretaria de Educação anunciará os vencedores do concurso escolar “Brincar, estudar e viver… trabalhar só quando crescer”. O objetivo do seminário é possibilitar a reflexão sobre esse drama social e a violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Dificuldades

A técnica de referência do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil da Seas, a assistente social Marina Penteado, advertiu que o problema é complexo porque algumas formas de exploração não são visíveis, como o caso do trabalho doméstico.

A iniciativa tem a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Assistência Social, Ministério do Trabalho e Emprego e da Promotoria da Infância e da Juventude.

13h30 – Abertura: Apresentação Cultural

Parceiros: Escola de Artes Cênicas Wilson Geraldo (EAC/ Secult)

14h10 – Mesa de abertura

Representantes: Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMPETI, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público Estadual e Promotoria da Infância e da Juventude.

14h35 – Premiação do concurso “Brincar, Estudar e Viver… Trabalhar só quando crescer!”

15h – Mesa de Debate

Palestra – O trabalho infantil e a rede de Proteção Social

Palestrantes: Rosana Russo, secretária de Assistência Social; Carlos Alberto Carmello Júnior, promotor da infância e da Juventude; Gionei Gomes da Silva, representante do Ministério do Trabalho e Emprego; e a conselheira tutelar Taís Pereira Aguiar.

16h30 – Mesa de Debate

Palestra – A mobilização social na luta pelos direitos da criança e do adolescente

Palestrantes: Marly Carvalho, do CMPTI, Carlos Mota, secretário de Defesa da Cidadania e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; e Brenda Barbosa da Silva, do Fórum Estadual de Direitos Humanos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Site Prefeitura Municipal de Santos