O Programa Nacional de Incentivo à Leitura – Núcleo Baixada Santista / Universidade Santa Cecília comemorou seus 15 anos de atividades durante o Encontro Anual realizado dias 18 e 19 de novembro. Com o tema Políticas Públicas, o evento promoveu palestras, oficinas e minicursos ministrados por educadores, professores, escritores e profissionais ligados à leitura.
Entre as autoridades presentes na cerimônia de abertura estavam a reitora e a presidente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), respectivamente, Profª. Drª. Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani; a coordenadora do Proler-BS/Unisanta, Profª. Conceição Dante, o diretor da Faculdade de Pedagogia da Unisanta, prof. Fábio Giordano e a dirigente de Ensino de Santos, Profª. Rosimeire Aparecida Ferreira Francisco. Também estiveram presentes os secretários de Educação: Profª. Tânia Maria T. S. de Oliveira (São Vicente); Prof. Fábio Inácio (Cubatão); e a Profª. Maria Marta Soares (Mongaguá), entre outras autoridades e representantes.
“O Proler é uma ampla rede disseminadora de experiências fundamentais para que a escola se torne um lugar em que o aluno tenha o prazer de estar e se torne um cidadão maior no futuro. Com o trabalho incansável e dedicadíssimo da Profª. Conceição, o Proler semeia amor e paz através da palavra”, afirmou a reitora da Unisanta.
“Agradecemos o apoio dos educadores, representantes das Secretarias, órgãos públicos e privados. Por intermédio de vocês a esperança é despertada e alimentada, com seus atos, suas palavras e seu trabalho. O Proler transforma sonhos em realidade”, disse a presidente da Universidade.
Foi realizada uma homenagem especial com a entrada das bandeiras dos municípios da região. Para 2010, o Proler/Unisanta vai instaurar o Projeto Escreler, cujo objetivo é desenvolver um sistema em que o aluno seja estimulado a refletir e escrever, sobre os mais diversos temas. O projeto tem como foco estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos, das escolas públicas da região.
Leitura e Formação foi o tema abordado em palestra pelo Prof. Dr. Ezequiel Theodoro da Silva, doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica e mestre em Educação e Leitura pela University of Miami.
No dia 19 foi realizada a apresentação Visitando Euclides da Cunha, com o Prof. João Mario Santana. Na oportunidade a educadora e promotora de leitura, Profª. Neiva Pavesi recitou poemas de Euclides da Cunha e o Prof. João apresentou A Geo-poética em “Os Sertões”. Às 10h30 a especialista em Línguística e Literatura Brasileira, Profª. Regina Braga ministrou a palestra Construindo o leitor competente. Regina participou de projetos como o Museu da Língua Portuguesa, Teia do Saber, ADI Magistério e é autora do livro Construindo o Leitor Competente.
TROFÉU PROLER
Mais de 100 projetos de leitura concorreram ao Troféu Proler nas categorias Escola, Professor e Comunidade. O objetivo do concurso é conhecer, valorizar e divulgar iniciativas de promoção de leituras, junto a crianças, jovens e adultos. Do total de inscritos, 15 projetos foram finalistas.
O Troféu Proler foi entregue aos vencedores durante a abertura do Encontro Anual de 2009, realizada dia 18 de novembro, no Auditório do Bloco E da Unisanta.
• Categoria Escola
Biblioteca Viva: o prazer na leitura
A vencedora foi a UME Martins Fontes, da SEDUC de Santos, com o Projeto Biblioteca Viva, que tem como responsáveis as Profas. Silvia Alexandre S. M. Diniz e Luiza de Fátima G. Dominguez. O projeto de leitura é desenvolvido pelas auxiliares de biblioteca em parceria com toda a comunidade escolar, desde 2007. Entre os objetivos estão a transformação da biblioteca num espaço acolhedor, atrativo e com vida; a dinamização das práticas pedagógicas e a “leiturização” através da leitura do prazer, da fruição.
Várias ações são desenvolvidas concomitantemente. Durante o triênio, as docentes trabalharam com: elaboração de cartazes para a sedução dos alunos, confecção de um livrão em forma de almofada (mascote da biblioteca), cantinho da leitura, hora da história, montagem de murais, varais de poesias, conversa com autores, montagem de painéis para “salas temáticas”, oficinas artísticas (biscuit, decoupage, papel machê, serigrafia) e formação do Clube Amigos da Biblioteca. Todas as ações são decorrentes de leituras de fruição e oferecem aos alunos produtos finais lúdicos e concretos estendendo ainda mais os momentos de prazer proporcionados pelos livros.

• Categoria Professor
Um honroso empate!

Houve empate entre dois projetos. O troféu foi conquistado pelo prof. Luiz Nelson Freitas de Souza , responsável pelo projeto do Núcleo Gleba de Comunicação Abrindo portas para o mundo através da leitura e do uso de tecnologias, da EE Parque das Bandeiras – Gleba II – Diretoria de Ensino de São Vicente e as Profas. Ana Paula Borges e Daniela Cristina da S.M. Reis, com o projeto Bamberê, da UME Estado de Santa Catarina – SEDUC de Cubatão.
Núcleo Gleba de Comunicação – Abrindo portas para o mundo através da leitura e do uso de tecnologias.
Em um trabalho voluntário iniciado em 2004, o professor Luiz Nelson Freitas de Souza atende alunos do Ensino Fundamental em horário extraclasse, com o objetivo de estimular a pesquisa, a leitura, a produção escrita e o uso de tecnologias diferenciadas.
O Jornal Estudantil exposto na escola e na Diretoria Regional informa a comunidade. O professor desenvolve programas para a Rádio Jovem e para a TV, veiculados pela internet (http://worldtv.com/tv_gleba/). Entre os programas estão o noticiário do Gleba News, Show de Talentos, Gleba News Especial e o Gleba Clip, além de vídeos educacionais produzidos pelo Núcleo e os vídeos do Porta Curtas Petrobras ,com parecer pedagógico para ajudar aos professores na atuação em sala de aula. Surgiu ainda o Grupo de Teatro Plínio Marcos, inicialmente para os alunos de 5ª e 6ª séries. E para atender a mais nova credenciada do grupo, uma aluna do 1º ano, com apenas seis anos e meio, o professor pretende atuar no letramento, transformando, desde cedo, “os alunos em condutores e amigos da leitura”.
Bamberê – contra práticas discriminatórias.
O projeto teve início em 2007 pela falta do hábito da leitura entre as crianças da UME Estado de Santa Catarina e pela necessidade de diminuir o preconceito e as práticas discriminatórias. Por este motivo, uniu-se a leitura ao tema Africanidades, com histórias que tenham protagonistas negros ou que abordem as diversidades.
Em 2008, o Bamberê envolveu as famílias das crianças no projeto e criou os bonecos Fernando e Gymbia , amigos especiais confeccionados para visitar a casa das crianças. O boneco Fernando leva um caderno para a família fazer o relato da visita, enquanto a boneca Gymbia vai acompanhada de um caderno de recordações para que sejam feitos registros escritos ou desenhados. Os relatos são lidos em sala de aula. Atualmente os bonecos estão levando um livro relacionado ao projeto para que os familiares leiam a história para as crianças e os amigos especiais. A história e os relatos são contados posteriormente pela criança aos amigos e professores na classe.
• Categoria Comunidade
Biblioteca de Passeio

A grande vitoriosa foi a ONG Pró-viver obras sociais e educacionais, da cidade de Santos, com o Projeto Biblioteca de Passeio, que tem como responsável Ludmila Dovizinski Flores.
O objetivo é estimular o hábito da leitura e escrita e integrar os alunos e profissionais das quatro unidades da Pró-viver (Centro, Morro da Penha, Areia Branca e Marapé). O público-alvo são 700 crianças e adolescentes de seis a 16 anos residentes nesses bairros, que estudam na rede pública de ensino e frequentam a Pró-viver. Mensalmente as unidades trocam entre si maletas com ideias e títulos para as professoras trabalharem em sala de aula, além de cartas comunicativas elaboradas pelas turmas e docentes.
Duas vezes por semana são sorteadas as crianças que levarão as maletas com dois ou três livros para a casa. Ao final de cada mês, antes de serem trocados os livros, as professoras dedicam uma aula para escrever uma carta coletiva dos alunos a fim de trocar idéias sobre as obras, as experiências e curiosidades de cada um.