Num clima de euforia e em contagem regressiva, o pelotão da Universidade Santa Cecília (Unisanta) retirou, na noite desta quinta-feira (13), o kit do participante da 25ª edição – 10 KM Tribuna FM 2010, que acontece no próximo domingo, dia 16 nas ruas de Santos.
Formado por alunos e colaboradores da Unisanta, o grupo é coordenado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), mas de acordo com o professor Nicolau Teixeira Ramos, coordenador do curso, o projeto tem caráter multidisciplinar. “Convidamos o curso de Moda para produzir o design das camisetas e o de Fisioterapia para orientar os participantes da Unisanta”.
Será uma experiência nova para a maioria, que nunca participou em grupo de uma competição esportiva com a dimensão dos 10 KM Tribuna FM, acrescenta Ramos.
Para o presidente do Diretório Acadêmico da Fefesp, Wagner Bonetti, “é grande a motivação e expectativa de todo o pelotão”. Ele ressalta que o evento é de fundamental importânciapara os alunos de Educação Física, “pois muitos pretendem atuar no futuro como instrutores de caminhada”.
O grupo vem recebendo dicas de condicionamento para antes e depois da prova, a cargo de Fernando Coelho, aluno do 3º ano de Educação Física, que participa de maratonas. Informações sobre alimentação adequada e até o tipo de tênis mais apropriado também estão sendo passadas pelo universitário.

Educação aliada ao Esporte – A expectativa e a vontade de disseminar a prática esportiva são visíveis em todos. “Estamos formando educadores comprometidos não apenas com a técnica. É preciso incentivar e desenvolver ações que promovam a melhoria da qualidade de vida em todas as faixas etárias”, conclui Ramos.