A 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, marcada para domingo (31), a partir das 10 horas, na Baía de Santos, ganha mais seis competidores nesta quarta-feira (27), vindos da França e Holanda. A disputa abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2010. A prova integra o programa de aniversário de Santos e reunirá cerca de 100 atletas de 18 países.
Nesta quarta-feira (27), chegam Hans Peter Hartog, da Holanda, e os franceses Julien Codvelle, Bertrand Venturi, Sebastien Fraysse, Ophelie Asport e Célia Barrot.
Com a chegada de França e Holanda, sobe para cinco o número de países já representados na disputa. Rússia, com 24 atletas (maior contingente), Itália (seis atletas, incluindo o atual campeão, Simone Ercoli) e Canadá já estão em Santos. Participam da prova nadadores da Holanda, Canadá, Israel, Croácia, Estados Unidos, Suíça, Argentina, África do Sul, Alemanha, Venezuela, Bélgica, França, Eslovênia, Itália, Rússia, Grécia e Brasil.
A prova reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas do Brasil em maratonas de todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.
Serão distribuídos 20 mil dólares entre os oito melhores colocados das categorias feminina e masculina. Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes.