Seu trabalho é reconhecido por membros da Associação Brasileira e Internacional de Críticos de Arte e por artistas plásticos e apreciadores da arte em várias partes do mundo. Natural da China, a talentosa escultora Maria Cheung pertenceu ao quadro de alunos das primeiras turmas do curso de Educação Artística – Artes Plásticas, atual Artes Visuais, da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Já expôs suas obras na Alemanha, Áustria, Itália, Argentina e em vários estados brasileiros.

Com sua arte conceitual, que trata das questões do universo feminino, Maria Cheung consegue provocar no público uma reflexão a partir da leitura de seu trabalho. A exemplo dos trabalhos de conclusão de curso superior e de um mestrado que tiveram como base as obras da artista chinesa.

Trajetória – No início da década de 80, recém-formada, Maria Cheung foi para São Paulo ter aulas de cerâmica com o renomado artista Megumi Yuasa. “Acabei ficando seis anos como assistente e monitora no atelier dele. Essa experiência me permitiu aprender a entender o pensamento artístico”, comenta.

Coincidência ou não, nesse período a artista começou a dar aulas de cerâmica e gravura na Faculdade Santa Cecília de Pindamonhangaba, conciliando o trabalho com um período destinado à criação de suas próprias peças.

Por nove anos ficou afastada das artes, revela Maria Cheung. Fato que não ofuscou seu talento. Um ano depois de retornar às atividades, Maria recebeu três prêmios, sendo um deles o do Salão Paranaense de Artes. “Foi muito importante ser reconhecida como artista somente com um ano de atuação após meu afastamento”. Em seu currículo, tem inúmeros outros prêmios em salões de arte do Brasil e do exterior.

Atualmente, ela trabalha no departamento artistico do Ñandeva – Programa Trinacional de Artesanto, em Foz do Iguaçu, além de produzir cerâmica artistica e decorativa em seu atelier.

Lembranças – Dos tempos de faculdade, Maria guarda a amizade dos colegas de classe e a influência dos professores “que indicaram caminhos importantes”. Uma delas foi a professora de escultura Marina Ungaretti, quem deu a sugestão do curso de cerâmica com o Megumi.

Conheça um pouco do trabalho de Maria Cheung no site www.mariacheung29.multiply.com