A campeã pan-americana (Rio 2007), a norte-americana Chloe Sutton, desembarca nesta quinta-feira (28) para a disputa da 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, marcada para domingo (31), a partir das 10 horas, na Baía de Santos.
Além da campeã pan-americana, chegam mais quatro atletas dos Estados Unidos: Micha Burden Shaw, Francis Crippen, Barton Wells e Heidi George, além do técnico Paul Asmuth. Dos EUA também desembarcam Jim e Patrícia Miller, do quadro de árbitros da Federação Internacional de natação.
Ainda nesta quinta-feira (28) ocorre o desembarque dos croatas Slaven Sitic (técnico) e Karla Sitic (atleta). Assim, já se atinge o número de sete paises: Rússia, Itália, Holanda, França, Canadá, Estados Unidos e Croacia. A disputa envolverá cerca de 100 atletas de 18 países: Holanda, Canadá, Israel, Croácia, Estados Unidos, Suíça, Argentina, África do Sul, Alemanha, Venezuela, Bélgica, França, Eslovênia, Itália, Rússia, Grécia e Brasil.
A prova abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2010. A prova integra o programa de aniversário de Santos e reunirá cerca de 100 atletas de 18 países. Serão distribuídos 20 mil dólares entre os oito melhores colocados das categorias feminina e masculina. Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes.
O evento reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas do Brasil em maratonas de todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.