Os primeiros professores formados pelo Programa Sebrae no Campus – Disciplina de Empreendedorismo recebem seus certificados no dia 29 (sexta-feira), na Universidade Santa Cecília (Unisanta), às 19h, durante cerimônia de abertura do semestre letivo da instituição.
Realizado para 48 docentes do ensino médio e universitário da Unisanta, o Programa Educação Empreendedora do Sebrae -SP é fruto de uma parceria entre o Complexo Educacional Santa Cecília – Colégio e Universidade e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae -SP) e é o primeiro convênio da região envolvendo todos os níveis de ensino, do 1º ao 3º grau.
A parceria com a Unisanta inclui a formação de professores do Ensino Superior pela Disciplina de Empreendedorismo; Formação de Jovens Empreendedores, para docentes do Ensino Médio, e Primeiros Passos para os professores do Ensino Fundamental. Ao capacitar professores por meio da disseminação da educação empreendedora, o programa possibilita a formação acadêmica aliada ao empreendedorismo, oferecendo ferramentas que preparam os alunos para enfrentar os desafios do mercado de trabalho com autonomia até mesmo para gerenciar seu próprio negócio.
O Programa Sebrae no Campus – Disciplina de Empreeendedorismo foi realizado de 18 a 22 de janeiro, das 8h às 17h, para 22 professores de todos os cursos de graduação da Unisanta. As aulas foram ministradas pelo facilitador Marcos Pedro Lopes, da Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Empreendedor (SBDE), que há 16 anos trabalha em parceria com o Sebrae -SP na disseminação da cultura empreendedora por meio de capacitações.
Já os 26 professores do Ensino Médio do Colégio Santa Cecília participaram do curso Formação de Jovens Empreendedores. As aulas ocorreram de 18 a 25 de janeiro, das 8h às 17h, a cargo do consultor da Central de Negócios do Sebrae-SP, José Galba de Aquino. Posteriormente será realizado o Programa Primeiros Passos, para docentes do Ensino Fundamental.
O gerente do Sebrae-SP na Baixada Santista, Paulo Sérgio Brito Franzosi, ressalta que, ao fomentar e ampliar a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino e estimular as características empreendedoras entre os jovens, o programa possibilita a eles uma nova perspectiva ao deixar a academia. Franzosi ressalta que possuir uma visão empreendedora é um grande diferencial para o recém-formado, que necessita dessa formação. “O programa é um complemento às ações já desenvolvidas pela Unisanta, que já vive esse oxigênio do empreendedorismo”.
O próximo passo é o repasse dos conceitos de empreendedorismo aos alunos. “A metodologia do curso ocorreu de uma forma muito interessante. Há um grande interesse de todos os envolvidos, um grande entusiasmo de diretores, professores e funcionários da Unisanta, além do Sebrae-SP, para que este trabalho mantenha o alto nível de qualidade. Todos se esmeraram muito nessa parceria”.
SERVIÇO
Entrega de certificados aos professores formados Programa Sebrae no Campus – Disciplina de Empreendedorismo
Data e horário: Dia 29, às 19h
Local: Rua Cesário Mota, 8. Auditório do Bloco E – Unisanta