A maior prova em água abertas do ano, como vem sendo definida a 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, ocorre neste domingo (31), a partir das 10 horas, na Baía de Santos. Neste sábado (30), a partir das 10 horas, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, responsável pela organização da prova, promove o Congresso Técnico, seguido de coletiva de imprensa.
A prova abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup 2010. A disputa integra o programa de aniversário de Santos e reunirá 84 atletas de 19 países.
Entre os participantes, destaque para Larissa Ilchenko, da Rússia, campeã olímpica (China 2008) e mundial de 5 e 10 kms; Ângela Maurer, da Alemanha, campeã mundial dos 25 kms, campeã do Circuito Mundial em 2008 e campeã da prova em 2007; Chloe Sutton, dos Estados Unidos, campeã pan-americana (Rio 2007), e Ana Marcela Cunha, da UNISANTA, atual campeã da prova, quinta do mundo nos Jogos Olímpicos da China 2008, campeã brasileira e sul-americana.
No masculino, o favoritismo maior recai sobre o atual campeão da prova, o italiano Simone Ercoli, que terá como maiores adversários o brasileiro Allan do Carmo, vice-campeão do Circuito Mundial em 2009, campeão brasileiro e sul-americano; o russo Vladimir Dyatchin, campeão da prova em 2007, e o grego Spyridon Gianniotis, vice-campeão mundial dos 5 kms.
Serão distribuídos 20 mil dólares entre os oito melhores colocados das categorias feminina e masculina. Este ano, a Copa do Mundo terá oito etapas, com término em 23 de outubro, novamente nos Emirados Árabes.
O evento reverencia a memória de Renata Câmara Agondi, nadadora santista, que se tornou uma das principais atletas do Brasil em maratonas de todos os tempos, e falecida em 1988, na tentativa de cruzar a nado o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França.

PROVAS PARALELAS – As provas da primeira etapa do Circuito Paulista de Maratonas Aquáticas, promovido pela Associação Aquática, integram o programa da 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA.
Pelo circuito estadual, serão desenvolvidas, a partir das 8 horas de domingo (31), as provas de curta (1 km), média (2 km) e longa (4 km) válidas pelo Troféu Apregoa 2010. As inscrições podem ser feitas no local. Para maiores informações sobre as provas, ligue (11) 8244-5963 e fale com o Igor.
CLÍNICA – Como parte das atividades desenvolvidas em função da realização da 4ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi/UNISANTA, ocorre a I Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquáticas CBDA / FINA, desenvolvida no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), responsável pela organização da disputa.
A Clínica tem como palestrante a australiana Shelley Taylor-Smith, do Comitê Técnico de Maratonas Aquáticas da FINA. O evento é destinado aos árbitros brasileiros constantes no quadro da Federação Internacional e/ou responsáveis por etapas do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas.
Pentacampeã da Ilha de Manhattan Swim Marathon – quebrando o recorde mundial em 1995, nadando a distância de 48 km em 5h45m 25, Shelley registra ainda em seu currículo de atleta três vitórias no Australian Marathon Swimming Championships, e sete consecutivas no FINA Marathon Copa do Mundo. Ela ainda se sagrou campeã no Mundial de Esportes Aquáticos 1991 em Perth, e foi medalha de bronze no Mundial de Roma em 1994.
Esta I Clínica de Arbitragem em Maratonas Aquáticas CBDA / FINA reúne nove participantes convidados, entre eles: Igor de Souza (diretor de Prova da Maratona Internacional de Santos); Cristiane Fanzeres (árbitra FINA – Rio de Janeiro -RJ); Ricardo Ratto (árbitro FINA – Rio de Janeiro – RJ); e Wilson Mattos (árbitro FINA – Porto Alegre – RS).