Para quem acha que apenas os detalhes fazem a diferença, é preciso rever tal conceito. Na natação, é necessário observa também mais dois importes aspectos: força interior e ousadia. Quem garante isso é o ex-integrante da seleção brasileira principal, Joel Moraes Santos Júnior, no livro Plus, Atitude e Detalhe, os três pilares da natação competitiva.
A obra tem lançamento marcado para esta quinta-feira (1/10), às 19 horas, na Galeria de Artes da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 277, Boqueirão, em Santos.
Professor titular das cadeiras de Pedagogia da Natação e Cinesiologia da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp), além de técnico da equipe infantil e preparador físico da equipe principal de natação da UNISANTA, Joel, ao longo de anos de dedicação exclusiva ao esporte, acumulou muita experiência que, agora, resolveu compilar em um livro desde já indispensável em uma biblioteca esportiva.
“O detalhe, verdadeiro significado das diferenças entre vencer e não vencer, difere o vencedor do não vencedor, mas é preciso força interior, a qual defino como Plus, e atitude, traduzida em ações arrojadas, de vanguarda”, resume o autor.
A obra editada pela Comunnicar traz em seu bojo o acumulado no dia-a-dia de nadadores, técnicos, dirigentes, pais e todos os envolvidos, de uma forma ou de outra, com a natação competitiva.
A proposta do livro, como garante o autor, “diz respeito às situações cotidianas, vivenciadas por praticantes e aficionados da natação. Algumas delas não muito raras, porém, a maioria merecedora de um alto grau de atenção desde já, sem deturpações, sem meio termos, sem massagem do ego”, relata.
Focada na transmissão de informações e, principalmente, na contribuição para os nadadores mais novos e menos experientes, a obra fala dos aspectos comportamentais em treinos e competição. Isso de maneira a minimizar, no futuro, erros.
O livro trata de assuntos e fatos desenvolvidos a partir de 2006, quando o autor iniciou um trabalho junto à equipe infantil de natação da UNISANTA; trabalho esse denominado Plenitude, ou simplesmente Pleni.
Sem que tenha sido uma coincidência, neste mesmo ano, a natação da UNISANTA venceu sete dos oito campeonatos paulistas em disputa.
“Em resumo, Plus, Atitude, Detalhe, os três pilares da natação competitiva aborda temas variados, com base na excelência humana, a partir de pensamentos e atitudes empreendedoras e inovadoras. As palavras Plus, Atitude e Detalhe são as mais fortemente utilizadas nesse contexto e com abrangência que diz respeito à superação esportiva diária”, afirma o autor, na expectativa de atender às expectativas dos leitores, sobretudo dos jovens nadadores.