O evento é on-line, gratuito, e está com inscrições abertas até o dia 21 de novembro, pelo link (para mais informações, também acesse): http://www.redepdimat.org/engbrasil2021
O docente da Unisanta e coordenador da pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade, Prof. Willy Ank de Morais, participará do engBRASIL2021, o II Congresso de Engenharia da Rede PDIMat (Rede de cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação em materiais e equipamentos para setor industrial brasileiro). O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro, das 14h às 22h.
O engBRASIL2021 é um evento gratuito que vinha sendo realizado anualmente em regiões de polos industriais do país, como Caxias do Sul, Curitiba, São Paulo, Joinville, Belo Horizonte, etc. Devido à pandemia, sua última edição (2020) foi realizada de forma remota. O sucesso no ano passado, com a participação de 750 pessoas, faz com que os organizadores repitam o formato on-line em 2021, via módulo de eventos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), instituição parceira do congresso.
Neste ano, o tema central será “O desenvolvimento científico como diferencial para o crescimento do país”, com a realização de 33 palestras com diversos especialistas de todo o Brasil e de 33 artigos técnicos e científicos, além de cinco minicursos e três mesas-redondas para a interação entre os participantes.
O evento tem o intuito de ser uma ação estratégica e oportuna para a discussão e a identificação dos nortes e oportunidades a serem trabalhadas pela academia, pelas entidades de classe e governamentais e pela indústria. As atividades do engBRASIL2021 serão gravadas previamente e disponibilizadas com exclusividade aos inscritos no evento, que terão 180 horas de acesso ininterrupto a todas as atividades do congresso (de 24/11 a 01/12). Além disso, serão emitidos certificados de participação para os congressistas com frequência igual ou superior a 17 horas.
Willy Ank de Morais está vinculado à comissão organizadora como o membro que faz a “interface com as instituições de ensino superior (IES) privadas” e tem sua empresa (Willy Ank Soluções para o Setor Metal-Mecânico) como uma das entidades parceiras do engBRASIL2021. Além disso, o docente da Unisanta apresentará, das 19h às 20h do dia 25, uma palestra com o tema “Quantificando a rigidez espacial de materiais de engenharia texturizados: um exemplo na manufatura aditiva de metais”, a respeito do desenvolvimento de seu doutorado na Poli-USP.
“Trata-se de um evento muito importante e amplo, organizado de forma voluntária por uma grande equipe de profissionais de diversos setores industriais e pesquisadores/professores de IES públicas e privadas que formam a chamada Rede PDIMat”, destacou Willy Ank.
“É um evento que abrangerá várias áreas da Engenharia, principalmente a Engenharia de Materiais, Estrutural e da Confiabilidade; com trabalhos importantes, palestras relevantes e atividades muito ricas […] Será um compartilhamento de informações entre a área acadêmica e profissional, que é o objetivo da Rede PDIMat e que também está refletido nos objetivos deste evento. Por isso, eu gostaria de convidar a todos a participar deste evento, sejam alunos, professores, profissionais ou pessoas interessadas na Engenharia”, complementou o coordenador da pós-graduação em Engenharia da Confiabilidade da Unisanta.
O coordenador da Rede PDIMat e professor Associado do Departamento de Engenharia de Materiais da UFRN, Sérgio Rodrigues Barra, também compartilhou suas expectativas acerca do evento: “Como nas edições anteriores […] a expectativa é que a realização do engBRASIL2021 permita que a comunidade tenha a eliminação de barreiras geográficas, o acesso a informações gratuitas e de qualidade, o não entrave financeiro e a possibilidade de conciliação entre as atividades do dia a dia (trabalho, estudo, viagem, outras) e participação no congresso. Adicionalmente, fomentar e permitir a aproximação e a interação entre a academia, o setor industrial e as entidades representativas (Associações, Conselhos, Redes, Federações, outras)”.
Sérgio Barra ainda homenageou os envolvidos no evento. “Agradeço a todos os que voluntariamente contribuem com as atividades da Rede PDIMat e deixo o desafio para que a comunidade participe efetivamente e contribua com as ações da Rede PDIMat. Juntos seremos fortes!”, concluiu o professor.
Sobre o docente da Unisanta:
Willy Ank de Morais possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestrado em Engenharia Química, de Materiais e Processos Ambientais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é instrutor de treinamentos do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (INDA) e da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), diretor executivo e consultor técnico sênior da Willy Ank- Serviços de apoio administrativo para o setor Metal-Mecânico, professor mestre 1 da Universidade de Ribeirão Preto, professor adjunto e coordenador de pós-graduação da Universidade Santa Cecília.
Ele tem experiência no setor Metal-Mecânico, particularmente na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades Mecânicas dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: propriedades mecânicas, análise de falha, textura de materiais metálicos e manufatura aditiva de metais.