Os professores Dr. Ivan Barreira Cheida Faria, fundador da Faculdade de Fisioterapia da Unisanta, e Roberto Patella, diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e também o técnico de laboratório, Silvio Roberto Dias, receberam homenagem póstuma hoje (9/11), no campus da Universidade. A solenidade contou com a presença dos familiares dos falecidos.

A Sala dos Diretores, no Bloco M, no 1°. andar, recebeu uma placa com o nome do Prof. Roberto Patella, falecido em fevereiro de 2020.

Katya Patella, filha do professor, esteve presente e deu seu parecer sobre a homenagem. “É uma sensação muito boa, meu pai amava a Unisanta, era sua segunda casa. Eu tenho certeza que, onde quer que esteja, ele vai estar muito feliz e emocionado”, comentou Katya, que ainda destacou o que, segundo ela, foi o maior legado de seu pai: “o fato dele ter sido amigo dos alunos, professores e colaboradores, tratando todos com respeito e educação e atendendo a todos, tentando solucionar conflitos. Ele tinha uma bondade infinita”.

No Laboratório de Física, no Bloco C Sala 11, foi colocada a placa com o nome do técnico de laboratório, Silvio Roberto Dias.

Outro técnico de laboratório, Ademilsom Correia da Silva Junior, presenciou a homenagem do seu antigo colega de trabalho, amigo e mentor profissional. “Eu entrei aqui (na Unisanta) muito novo, com 20 anos, e o Silvio me ajudou muito ao longo da minha formação, ele inclusive sempre me incentivou a estudar. Muito da minha formação como homem teve a ajuda dele, tive muita influência dele”, destacou técnico de laboratório, que está no quinto ciclo do curso de Engenharia.

Ademilsom ainda falou sobre o legado que Silvio Roberto Dias deixou para a universidade. “A organização, o cuidado com o aluno e o material. […] Foi ele quem iniciou esses laboratórios de Física, essa metodologia de trabalho foi ele quem criou”, concluiu o funcionário da Unisanta.

Já a Clínica de Fisioterapia, no 1º. andar do Bloco E, recebeu a placa com o nome do Dr. Ivan Cheida, diretor da Faculdade de Fisioterapia.

Sobre a homenagem, Angela Cheida, viúva do Dr. Ivan, comentou: “É muita emoção. Nós vivemos muitas emoções aqui na Unisanta por mais de 20 anos. O Ivan sempre fazia tudo com muito amor e boa intenção. Ele foi um excelente pai, marido, filho, em tudo ele tentou ser o melhor. Ele dizia que a gente não vinha aqui (na clínica) para gastar oxigênio, os alunos sabem disso, e é isso, a gente vem pra cá para plantar esse aprendizado”.

A Diretora de Saúde da Unisanta, Dra. Caroline Teixeira, foi aluna de Ivan e falou sobre o fisioterapeuta. “É uma sensação muito boa, é emocionante recordar o trabalho do Prof. Ivan, que me orientou muito, me formou, sempre deu conselhos aos alunos e, principalmente, formava os alunos com a capacidade de aprender, de curar vidas, mas também de ser amigo dos pacientes, de ser um fisioterapeuta espiritualizado como ele sempre foi. Acredito que, não só eu, representando todos os alunos da Fisioterapia, mas também todos os que aqui estão têm muito carinho pelo Prof. Ivan”.

Por fim, Caroline ainda destacou um fato interessante sobre o corpo docente da Faculdade de Fisioterapia: este é composto, em sua grande maioria, por ex-alunos da Unisanta. Fato que ela associa à atuação do professor homenageado. “O Prof. Ivan tinha essa função de colocar no corpo docente da faculdade pessoas que se formaram aqui. Com certeza, ele sempre estará presenta na clínica, com seus ex-alunos representando seu nome e o da Fisioterapia da Unisanta”, concluiu a Diretora de Saúde da Unisanta.