O Clube Soroptimista Universal de Santos (SI Santos) realizará um jantar em comemoração aos seus 50 anos de fundação no dia 27/9, às 19h30, e homenageará o Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Marcelo Teixeira.

Segundo a presidente do SI Santos, Maria Leonor Soares Neves Almeida, o estatuto do clube prevê o título de soroptimister a homens que defendem a bandeira e auxiliam a diminuir os preconceitos que possam discriminar mulheres e meninas.

“Escolhemos o Dr. Marcelo Teixeira para ser homenageado porque ele tem se revelado, ao longo desses anos, um excelente parceiro em todos os projetos que precisamos de sua colaboração, quer no espaço da Universidade, quer na TV Santa Cecília”, diz a presidente.

Para o pró-reitor, fazer parte dessa festa é participar de uma grande vitória consolidada por um trabalho honesto e de enorme importância para a sociedade. “Estou muito honrado, orgulhoso e lisonjeado pela escolha entre os homens da cidade”, afirma Teixeira.

Nesses 50 anos do clube em Santos, Maria Eleonor garante que essa consolidação é sem dúvida pela grandeza de seus propósitos. “O clube foi fundado numa época que a atenção à mulher como cidadã era negligenciada, podemos sem nenhuma falsa modéstia afirmar que alcançamos os nossos objetivos. Hoje temos uma mulher presidente da república com competência exercendo sua função, reconhecida por seus admiradores e também por seus opositores”, explica a presidente.

Além do jantar que será no Restaurante Le Coq D’Or, do Hotel Mendes, e encerrará os eventos de comemoração, no dia 15/9 foi aberto o Salão de Artes Plásticas Zilda Noronha Guedes, na Prodesan; dia 20/9, aconteceu a sessão solene na Câmara Municipal de Santos, e no dia 23, haverá visita ao marco soroptimista, situado na praça localizada na confluência da Av. Washington Luís com Av. Francisco Glicério, às 11h.

O Clube — O SI Santos atua nas áreas da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Social, Educação, Direitos Humanos/Status da Mulher, Meio Ambiente, Compreensão e Boa Vontade Internacional. Com status de consultor junto à Organização das Nações Unidas, tem a missão de tornar melhor a vida de mulheres e meninas nas comunidades locais e por todo o mundo.

Soroptimista significa “o melhor para mulheres” e é isso que a organização internacional da instituição tem procurado ser desde sua fundação em 1921. A Soroptimist Best for Women é uma organização de voluntárias, composta de mulheres profissionais e de negócios, que se esforçam para melhorar a vida de mulheres e meninas em suas comunidades e através do mundo. Este é o objetivo porque as mulheres e meninas precisam de ajuda. Ambos homens, mulheres, meninas e meninos vivem em pobreza, enfrentam discriminação e tem que superar obstáculos. Porém, a história mostra que em todos os países do mundo, as mulheres e meninas enfrentam maiores obstáculos e discriminação por causa de seu gênero.