A Universidade Santa Cecília (Unisanta) sediará a estréia do Circuito UniverCidade, promovido pela União Estadual dos Estudantes de São Paulo (UEE-SP), que tem início nesta quinta-feira (29) e prossegue até dia 15 de maio. O circuito percorrerá 12 municípios paulistas com o objetivo de realizar uma grande circulação de ideias, debates e atividades culturais por 15 importantes universidades do estado. A Unisanta representará Santos.

Realizado em conjunto com a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Circuito UniverCidade é uma iniciativa inédita da UEE-SP e organizará maratona de encontros com legisladores, representantes de organizações não governamentais, artistas, esportistas, ambientalistas, profissionais liberais e intelectuais.

O intuito principal é produzir um documento final que irá conter as reivindicações do movimento estudantil paulista para as eleições municipais do segundo semestre, e que será encaminhado aos candidatos a prefeito no estado.

Transporte, meio ambiente, emprego, segurança, tecnologias, cultura, tolerância, esporte, educação, moradia, empreendedorismo e saúde estão entre os temas principais dos debates. Além de Santos, o Circuito UniverCidade passa por São Paulo, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Campinas, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Marília, Presidente Prudente e Sorocaba.

Confira a programação de Santos:

Tema: Direitos humanos e segurança na cidade

Data: 29 de março  de 2012

Local: Universidade Santa Cecília – Unisanta

9h – Cortejo Circuito UniverCidade: Lampa Trio (forró) e o sanfoneiro Tião César.
Grupo Narradores Urbanos/ Ação Griô e Mestre Lumumba
Local: Entrada da Universidade (Rua Oswaldo Cruz)

9h30 – Cinema: “O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil”, de Sílvio Tendler. O filme conta a história da UNE e do movimento estudantil.
Local: Cineclube Lanterna Mágica (Cineclube da UNISANTA)

10h30 – Reunião do Circuito Universitário de Cultura e Arte (CUCA) da UNE
Tema: “Cultura em Rede: Conexões Culturais no Brasil”
Convidados: UNE, CUCA da UNE, Pontos de Cultura, Fora do Eixo, Ação Griô, coletivos universitários e Professores da Instituição de Ensino
Local: Cineclube Lanterna Mágica (Cineclube da UNISANTA)

18h – Recepção aos estudantes com Capoeira Senzala Santos (Toque de três berimbaus, com Mestre Sombra e dois Capoeiras)
Grupo Narradores Urbanos/ Ação Griô e Mestre Lumumba apresentam a Rádio Nacional Cultura Viva
Local: Entrada da Universidade (Rua Oswaldo Cruz)

19h – Debate: Direitos humanos e segurança nas cidades
Convidados: Jorge Balndón (diretor de teatro); Sâmara Íris de Lima Souto (estudante da UFCG, vencedora do XXV Prêmio Jovem Cientista) e Arquimedes Andrade (secretário de Defesa Social de Diadema/SP)
Local: Anfiteatro 1 e 2 (Bloco D)

21h – Shows / encerramento do Circuito UniverCidade em Santos
Mestre Lumumba e Expresso 411 (São Luiz do Paraitinga/SP);
Projeto Escambo Periférico/ Fora do Eixo: Z’África Brasil, Wesley Noog e Veja Luz (SP)
Local: Praça Visconde de Mauá – Centro de Santos