Um sonho que teve início há quatro anos, durante a gestão do aluno Fernando Felipe Silva, frente ao Diretório Acadêmico da Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), foi concretizado na noite da última terça-feira, dia 27.   A Associação Atlética Acadêmica Profª. Drª. Lúcia Maria Teixeira Furlani abriu suas portas e passa, a partir de agora, a ser a representação legítima dos alunos na área esportiva.

A inauguração foi prestigiada pela alta direção da Unisanta, Sílvia Teixeira Penteado, Lúcia Teixeira Furlani e Marcelo Teixeira, respectivamente, reitora, presidente e pró-reitor administrativo;  além do diretor e do coordenador do curso de Educação Física, João Carlos Teixeira Barros e Nicolau Teixeira Ramos, respectivamente,  diretores de outros cursos da Unisanta, alunos e ex-alunos de Educação Física. O vereador santista Hugo Duppre, que integrou a equipe de natação do Santa Cecília e é formado em Educação Física na Unisanta, também esteve presente ao evento.

Essa não foi a primeira homenagem espontânea dos alunos à família Teixeira. O Diretório Acadêmico do curso leva o nome do fundador do Complexo Educacional Santa Cecília, Milton Teixeira.

Em suas palavras, a presidente da Unisanta, Lúcia Teixeira Furlani, agradeceu aos alunos a homenagem e lembrou o trabalho dos fundadores Milton, Nilza e Emília, que sempre acreditaram na união entre o esporte e a educação. “A Fefesp não para de crescer em títulos e em prestígio”. A educadora mencionou a distinção dada pelo Ministério do Esporte à Unisanta, como a Instituição de Ensino que mais investe no esporte.

Para a reitora, Sílvia Teixeira Penteado, a escolha do nome de Lúcia vai ao encontro do perfil do curso. “Lúcia é guerreira, uma lutadora diante dos desafios e causas que considera importante na formação integral das pessoas”. A reitora ressaltou ainda a necessidade de se trabalhar em equipe, “característica indispensável na formação de grandes campeões”.

O pró-reitor Marcelo Teixeira também parabenizou os acadêmicos pela iniciativa e escolha do nome da homenageada. “Ficamos orgulhosos em ver o reconhecimento sincero de nossos alunos. Milton, Lúcia, Sílvia são símbolos que nos inspiram a alcançar nossos objetivos”.

Na oportunidade, o presidente da Atlética e do Diretório, Riane Faria, surpreendeu o vereador Hugo Duppre ao convidá-lo para dar seu nome à recém-criada Associação de ex-alunos da Fefesp. Dupre, que aceitou prontamente ao convite, lembrou emocionado de sua trajetória no Santa Cecília e da contribuição da família Teixeira em sua formação. “São 32 anos de ligação com esta casa. Hoje, trago meu filho para suas aulas no Colégio Santa Cecília e posso contar a ele o quanto sou grato por ter conhecido a família ceciliana”.

Fernando Silva, idealizador da Atlética, fez questão de participar da inauguração, mesmo já tendo se graduado. “É uma emoção muito grande ver o meu sonho realizado. Quando ainda estava no primeiro ano do curso, fiz um trabalho sobre A sociabilização através dos jogos universitários. Dessa forma, procurei justificar a criação de uma atlética”. Silva agradeceu todo o apoio que recebeu da direção da Universidade e concluiu suas palavras afirmando que, embora formado, não deixa de vir à Unisanta. “Podem esperar que estarei aqui torcendo nos Jogos da Unisanta. Tenho uma identificação muito grande com o Santa Cecília”.

Murilo Silva, que ao lado de Fernando integrou a diretoria do Diretório Acadêmico, enquanto era aluno, sentiu-se realizado com a nova conquista do curso. “Sempre fomos uma potência nos esportes e sonhávamos em ter uma atlética”. Destacou a disposição da presidente Lúcia em aceitar ao convite e acreditar nos ideais dos alunos.

Diretório Acadêmico Milton Teixeira e Associação Atlética Acadêmica Lúcia Teixeira Furlani

Diretoria 2012