A data será comemorada no dia 1º de dezembro. O projeto segue agora para sanção do prefeito. Pedro Jonas também apresentou um trabalho no Parlamento Jovem, como Jovem Deputado, transformado em lei pela Assembleia Legislativa de São Paulo, em 2018, criando o Plano de Ação de Emergências contra Ressacas no Litoral.

O vereador Bruno Orlandi apresentou, na Câmara Municipal de Santos, o projeto de lei que visa a incorporação do Dia do Enxadrista ao Calendário de Eventos de Santos, instituído pela Lei Nº 3.265, de 12 de maio de 2016.

Inspirado na ideia do Jovem Vereador Pedro Henrique da Silva Jonas, na época estudante do Colégio Santa Cecilia, a data foi proposta e aprovada em 1ª discussão pelo plenário no último dia 13 de agosto/18 e em 2ª discussão no último dia 16 de agosto.

O projeto, que foi apresentado como ideia pelo aluno durante o Programa Câmara Jovem, em maio de 2016, segue agora para sanção do prefeito.

Para Orlandi, a data traz muitos pontos positivos. “Xadrez e educação são uma combinação que rende benefícios, desenvolvimento pessoal e pode mudar a realidade dos nossos jovens. Estou muito feliz por poder apresentar esse projeto de lei, de iniciativa de um Jovem Vereador e que foi aprovado em 2ª discussão, durante sessão ordinária”, afirma.

A data escolhida para representar o dia do enxadrista é o dia 1º de dezembro, que coincide com a data da conquista do vice-campeonato do Pan Americano de Xadrez Escolar, pelo santista Tiago Jonas, irmão mais velho de Pedro e aluno do Curso de Engenharia Civil da Unisanta.

Programa Câmara Jovem – O Programa Câmara Jovem é uma iniciativa da Câmara Municipal de Santos, que permite aos jovens participar da rotina e entender o papel do Poder Legislativo Municipal.