Por: Elaine Brazão

O retorno da campeã mundial de maratonas aquáticas Ana Marcela Cunha à Universidade Santa Cecília (Unisanta) foi destaque nos principais veículos de comunicação da Região e do País. Ao Jornal A Tribuna desta sexta-feira (13), na página B4, no Caderno de Esportes, a nadadora ressaltou a força da natação santista no cenário nacional.  “O time principal da maratona aquática brasileira está aqui. Só falta chegar o Allan (Allan do Carmo é considerado um dos melhores do mundo na modalidade)”. Ela se referiu aos colegas Poliana Okimoto, Vitor Colonese e Luís Rogério Arapiraca, maratonistas que têm conquistado prêmios importantes no cenário esportivo, inclusive mundial, e integram a equipe da Unisanta.

Garantida nas Olimpíadas do Rio, Ana Marcela relembrou a vaga perdida em 2012, em Londres. “Foi o momento mais difícil da minha vida. Mas segui em frente, conquistei títulos importantes e aquilo ficou parar trás. Hoje já estou classificada para os Jogos Olímpicos do Rio e minha meta é chegar forte para conquistar o título olímpico”, finalizou.

O Jornal  Tribuna 2ª edição e o Tribuna Esportes também destacaram o retorno da atleta. ”É bom voltar ao lugar que me levou para meus primeiros Jogos Olímpicos (Pequim 2008), meu primeiro Pan-americano e onde conquistei minha primeira medalha em Campeonato Mundial. Estou muito feliz de poder estar aqui hoje e continuar nossa jornada em busca da medalha em 2016”.

O site Estadão destacou a parceria entre Ana Marcela e o técnico Marcio Latuf.  O professor, que já a acompanhou por seis anos, volta a treiná-la. “Desde 2012, Latuf se consagrou especialista em trabalhar com velocistas, enquanto a tricampeã do Circuito Mundial nos 10km e campeã mundial nos 25km é conhecida por ser fundista.

“A primeira vez que fui campeã mundial nos 25 km foi com ele, que entende bastante de maratona. Esses últimos três anos ele vem treinando mais velocista, mas ele tem o (Victor) Colonese, que venceu o Brasileiro. Ele já me conhece, não é a primeira vez que vou estar treinando com ele”, disse à publicação.

A volta da parceria também foi destaque no Globoesporte.com. Uma das principais esperanças de ouro nos Jogos do ano que vem, Ana Marcela fez toda sua preparação para as Olimpíadas de Pequim, em 2008, com Latuf. “Ele vai ter muito trabalho, não só comigo, mas com o Matheus (Santana) também. É um cara muito competente e dedicado. E isso é importante para esta reita final em direção aos Jogos”.

O assunto também foi destaque nos seguintes veículos de imprensa:

A Tarde

Sportsdendê

Jornal da Orla

Best Swimming

Folha de S.Paulo

Diário do Sudoeste

TN Online

Em Resumo

UOL

Surgiu

Princesa 93,1 FM

Boqnews

Correio da Bahia