Tanto idosos frágeis e vulneráveis, como não frágeis, apresentam risco para doença cardiovascular. Entretanto, dois fatores foram mais prevalentes e associados à fragilidade: o diabetes mellitus e a hipertensão. Essas são as conclusões de um estudo comparativo feito pelo aluno Marcos Vinícius Monteiro Bezerra, do 8º semestre de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

O trabalho ficou em primeiro lugar no VII Simpósio de Geriatria e Gerontologia e na XII Jornada Gerontológica do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia, realizados nos dias 19 e 20/10/2015, no Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP, além de ter conquistado o segundo lugar no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica 2015, promovido pela Unisanta.

Participaram do projeto  104 idosos frequentadores de Unidades Básicas de Saúde dos bairros do Gonzaga e da Aparecida, de Santos. Uma das conclusões é que “devemos prevenir que essas condições crônicas (hipertensão arterial e diabetes mellitus) se instalem durante o processo de envelhecimento e, assim, a população idosa terá menos chance de apresentar consequências negativas associadas à síndrome da fragilidade”.

O trabalho de Iniciação Científica foi orientado pela profª drª. Sheila de Melo Borges, com a coorientação do professor Ivan dos Santos Vivas. Marcos é Bolsista PIBIC-CNPq. O estudo do aluno integra um projeto temático intitulado “Síndrome da fragilidade: Identificação e  Monitoramento de Vulnerabilidade em Idosos Usuários de Unidades Básicas de Saúde no município de Santos/SP”, de responsabilidade da Profª Sheila de Melo Borges, que teve início em dezembro de 2014, com previsão de encerramento em novembro de 2016.

Outros trabalhos na área da saúde

O COBRIC 2015 – Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica, entregou os prêmios de melhores projetos na última quinta-feira à noite, nas diversas áreas do conhecimento. Na saúde, o primeiro lugar foi o denominado Padronização da técnica Espectroscopia Raman para Avaliação de Marcadores de Desempenho em Atletas Profissionais, de Letícia Parada Moreira e Paulo Gomes Nascimento, orientados por Alexandre Galvão Silva, Landulfo Silveira Junior, Marcos Tadeu Tavares Pacheco, João Carlos Teixeira de Souza Barros, Marcio Latuf, Rosa do Carmo José, Débora Dias Ferraretto Moura Rocco.

Em terceiro, Influência do Método Pilates no Tratamento da Tensão Pré-Menstrual, de . Tamires Jeremias de Oliveira, orientados por Cláudia de Oliveira.