Carlos FarrenbergAlém de Carlão, mais dez representantes da Unisanta, entre atletas e comissão técnica, participam do Jogos

O nadador da Universidade Santa Cecília – Unisanta, Carlos Farrenberg, vice-campeão mundial nos 50m livre S13, foi convocado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro para integrar a Seleção do Brasil nos Jogos Rio 2016. Farrenberg compete na categoria S13, de atletas com baixa visão. A lista oficial dos 278 atletas brasileiros foi divulgada nesta terça-feira (19). É a maior delegação que já representou o país em uma Paralimpíada.

No próximo dia 1º de agosto, Carlão embarca para os Estados Unidos com a delegação brasileira paralímpica de natação, para treinamento intensivo em Flagstaff, onde permanece até o dia 24.

Sobre o atleta – Carlos Alonso Farrenberg, de 36 anos, é natural de São Paulo e portador de baixa visão desde os seis meses devido à toxoplasmose congênita. Começou a se destacar como atleta paralímpico em 2004, após iniciar o Curso de Educação Física da Unisanta (Fefesp), onde se formou professor.

Entre os principais títulos conquistados estão: campeão mundial de piscina curta nos 100m livre S13, em 2009; vice-campeão mundial nos 100m livre, em 2006 e nos 50m livre, em 2015; medalha de bronze nos 100m livre no mundial de 2010. Além de recordista parapanamericano dos 50m livre e 100m livre e tricampeão parapanamericano nos 50m livre e nos 10m livre S13.

Time Unisanta – Além de Carlos Farrenberg, o “time Unisanta”, maior equipe de atletas da Região no Jogos Rio 2016, é composto por: Gabi Roncatto, que nadará os 4x200m livre; Tales Cerdeira, os 200m peito; Matheus Santana, os 4x100m livre; as maratonistas aquáticas Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto, Gideoni Monteiro (ciclismo); o atleta paralímpico de tênis de mesa, Israel Stroh, além dos técnicos Márcio Latuf e Ricardo Cintra e Marco Antônio Ferreira Alves (membro da equipe técnica).

Delegações estrangeiras – O Complexo Poliesportivo da Unisanta também foi escolhido como local de treinamento de quatro países que participarão do Jogos Olímpicos. As seleções da Itália (natação, triatlo e maratona aquática), Japão (maratona aquática), Eslovênia (natação e triatlo) e Rússia (maratona aquática) utilizarão as instalações do Parque Aquático da Unisanta no período de aclimatação para os Jogos.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro 2016 divulgou, em 2012, lista de 172 instalações desportivas aptas a receber atletas e comissões para treinamento no período pré-jogos. A Universidade Santa Cecília foi uma das três selecionadas em Santos, além do Sesc e da Arena Santos.