Colaborou Rafael Souza

Segundo  o pesquisador,  a maré superou em 60 centímetros o número normal

“O normal é 1,39 metro. Ela chegou a 1,99 metro por volta das 13h40”. Com esses dados, o pesquisador do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Renan Braga Ribeiro,  comentou para o jornal A Tribuna a maré da última segunda-feira, 18/07, na Ponta da Praia, em Santos.

A reportagem, publicada na edição desta terça-feira, 19/07, na página A-6 do caderno Cidades, trata da ressaca ocorrida na Ponta da Praia, em Santos. O NPH da Unisanta já havia sido procurado pelo jornal para prever e explicar a possibilidade de ressaca, vinda com a frente fria e a elevação da maré. O pesquisador do NPH estava no Deck do Pescador pela manhã observando a maré, e apresentou os dados para o jornal.

“O normal é 1,39 metro. Ela chegou a 1,99 metro por volta das 13h40. Somado a isso, tivemos ondas em média de 2,18 metros aqui na entrada do Canal da Barra, conforme a medição feita na Ilha das Palmas”, afirmou Renan.

Veja a matéria completa