O Complexo Educacional Santa Cecília está no trajeto da Tocha Olímpica, dia 22/7.   A Unisanta terá um exemplar oficial da tocha, que permanecerá dia 22 exposto na Instituição. Cinco atletas e dois paratletas da Unisanta competirão nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, respectivamente.

No dia 22 de julho, Santos receberá o revezamento da Chama Olímpica Rio 2016, que será conduzida pelas ruas da Cidade. No ano em que comemora seu 55º aniversário, o Complexo Educacional Santa Cecília terá a honra de participar deste momento histórico. A tocha olímpica passará pela Rua Oswaldo Cruz, em frente à instituição, a partir das 18 horas.

Grande incentivador da educação aliada ao esporte na região e no País, o pró-reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Dr. Marcelo Teixeira, foi selecionado para ser um dos condutores do revezamento.

Além de conduzir a tocha olímpica oficial, Marcelo Teixeira vai adquirir um exemplar da chama olímpica, a exemplo de outras autoridades, pois é facultado aos condutores a oportunidade de obter tochas oficiais, desde que não sejam utilizadas no revezamento.

A tocha da Unisanta ficará exposta na Instituição no dia 22/7, para que o público possa tirar fotos após sua passagem na Rua Oswaldo Cruz.

Marcelo“A tocha é nossa. Parabéns a todos”, afirma Teixeira, explicando que a chama olímpica, “este importante símbolo, passará por nosso Complexo e permanecerá em nossa casa, na Unisanta, como homenagem ao trabalho da Instituição, que alia o esporte à educação, com excelentes resultados nas duas áreas”.

“Este é um momento importantíssimo, um dos mais significativos para um dirigente como nós, que representamos uma família e  uma Instituição que completa seus 55 anos neste ano”.  Marcelo Teixeira, Pró-Reitor Administrativo da Universidade Santa Cecília (Unisanta), não contém as lágrimas de emoção quando fala sobre seu privilégio em conduzir a tocha olímpica na passagem por Santos, nesta sexta-feira (22/7), a partir das 18 horas.

Ele credita seu privilégio de condutor ao que a Unisanta tem feito no campo do ensino e do esporte nos 55 anos de existência do Complexo Educacional. E também por seu trabalho além dos muros da Universidade, na área esportiva.

A Chama Olímpica representa a paz, a união e a amizade. A tocha é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante todo o percurso, levando a mensagem olímpica além da cidade-sede, até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.

Revezamento (www.rio2016.com) – Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento da Tocha Rio 2016. Elas têm a missão de conduzir a chama Olímpica pelo Brasil, envolvendo todo o País no clima dos Jogos.

Na rota, estão mais de 300 cidades e os 27 estados do país. Um total de 20 mil quilômetros em terra e 10 mil milhas aéreas em trechos das regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.

Cada condutor leva a chama por cerca de 200 metros. A parada final da chama é a cerimônia de abertura, no Maracanã, onde a pira Olímpica é acesa, dando início aos Jogos.

Os condutores escolhidos são pessoas que fazem a diferença, seja no esporte ou em suas comunidades.   Os 12 mil condutores foram selecionados a partir de quatro campanhas diferentes, promovidas pelo Comitê Rio 2016 e pela Coca-Cola, Nissan e Bradesco, patrocinadores oficiais do revezamento.

História (www.rio2016.com) – Essa é uma história de quase 3 mil anos. Na Grécia Antiga, os gregos consideravam o fogo um elemento divino e mantinham chamas acesas em frente a seus principais templos – como o santuário de Olímpia, palco dos Jogos Olímpicos da Antiguidade. Para assegurar sua pureza, as chamas eram acesas por meio de uma “skaphia” – espécie de espelho côncavo que converge os raios do sol para um ponto específico.

Para manter a tradição, esse ritual é realizado até hoje. De 90 a 100 dias antes de cada edição dos Jogos, a chama Olímpica é acesa nas ruínas do Templo de Hera, na cidade de Olímpia, na Grécia. O cenário original é recriado para a solenidade, com mulheres caracterizadas como “sacerdotisas” para acender a chama.

Uma vez acesa, a chama é conduzida por meio de tochas, em um grande revezamento, até a cidade-sede dos Jogos. Na rota, uma série de festividades anunciam a chegada do evento. O revezamento termina com o acendimento da pira Olímpica na cerimônia de abertura.

Atletas – A Unisanta levará a maior equipe de atletas da região para as Olimpíadas Rio 2016. Entre os atletas da instituição que participarão do evento estão: Na Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha e Poliana Okimoto; na Natação – Gabrielle Roncatto (4x200m livre), Tales Cerdeira, (200m peito) e Matheus Santana (4x100m livre) e no Ciclismo (Gideoni Monteiro). O atleta paraolímpico Israel Stroh (tênis de mesa), representará a Unisanta nas Paralimpíadas.