A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, estará representada por quatro atletas e um técnico no 11º Mundial dos Esportes Aquáticos/Campeonato Mundial em Piscina Longa (50 metros), que começa neste domingo (17/07) com toda força.

As prova de Maratonas Aquáticas, Nado Sincronizado, Pólo Aquático e Saltos Ornamentais dão a largada no maior evento da Federação Internacional de Natação – FINA.

Até o próximo dia 31, estarão competindo no Canadá mais de dois mil atletas de 160 países. Esta é a primeira vez que o Mundial dos cinco esportes da FINA é realizado em uma cidade da América do Norte.A natação será realizada a partir do dia 24.

A equipe brasileira de natação é composta por 12 atletas em 10 provas. Serão sete mulheres, entre as quais Monique Ferreira, da UNISANTA, classificada para o revezamento 4×200 metros livres, e cinco homens. Márcio Latuf, técnico da UNISANTA, integra a Comissão Técnica em Montreal.

A equipe de natação viaja nesta terça-feira (19/07) e as provas específicas do esporte ocorrem de 24 a 31 deste mês. Este é o principal evento organizado pela FINA e um dos maiores do mundo, pois reúne cinco modalidades (natação, nado sincronizado, pólo aquático, saltos ornamentais e maratonas aquáticas).

Também tomam parte do Mundial de Montreal, mas competindo pela Argentina, outros três nadadores da UNISANTA: Georgina Bardach, medalha de bronze nos 200 borboleta nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, José Martins Meolans e Juan Pereyra.

A primeira edição do Mundial dos Esportes Aquáticos aconteceu em 1973, em Belgrado, e o Brasil participa desde a terceira edição, em 1978, em Berlim, na Alemanha. Desde então, nunca a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos deixou de ter atletas no Mundial da FINA.

PREPARAÇÃO – Monique Ferreira, que atuará no revezamento 4×200 metros ao lado de Joanna Maranhão, Mariana Brochado e Paula Baracho, treinou em ritmo intenso durante os últimos 15 dias, buscando um grande desempenho em Montreal. Nos Jogos de Atenas, A equipe brasileira conseguiu a marca de 8m05s29, garantindo não só o sétimo lugar na competição (melhor resultado brasileiro feminino em toda a história das Olimpíadas) como o índice para o Mundial, estabelecido no mínimo de 8m08s85.

O 4×200 metros nado livre está marcado para quinto dia da natação (28 de julho), com as eliminatórias marcadas para às 9h30 (horário local) e as finais para as 20h15 (também no horário de Montreal).