Como parte das atividades de recadastramento de carrinheiros, numa promoção da Prefeitura Municipal de Santos e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cinco alunos de Engenharia Industrial Mecânica da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) iniciaram, no último dia 13 de julho, algumas ações técnicas visando à melhoria da qualidade do serviço dos coletores de materiais recicláveis.

Entre as atividades desenvolvidas está a medição da força de tração com e sem carga, além do tamanho do carrinho. O objetivo do trabalho é obter mais informações para a construção de um protótipo que ofereça melhores condições de trabalho para os carrinheiros de Santos. Depois de pronto, o carrinho será apresentado para membros da secretaria de Ação Comunitária e Cidadania da prefeitura de Santos.

A construção do modelo faz parte da disciplina Projeto de Graduação, ministrada pelo professor Walmir Demarque aos alunos do último ciclo de Engenharia Mecânica da UNISANTA.

Recadastramento – O objetivo da Prefeitura, que realiza esse trabalho desde 1997, é regularizar a atividade nas vias públicas. Embora reconheça a importância do trabalho, coíbe qualquer tipo de abuso que comprometa o bem-estar da população.