Por conta de um bom desempenho de seus representantes, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, registrou um saldo positivo em Pequim, na melhor participação paraolímpica brasileira em todos os tempos. A delegação brasileira, composta por 188 atletas, obteve a nona colocação, com 47 medalhas, sendo 16 de ouro, 14 de prata e 17 de bronze.

Os paraolímpicos brasileiros terminaram os Jogos de Pequim à frente de potências mundiais como Espanha, Alemanha, França, Japão e Cuba.

Os atletas da UNISANTA, Carlos Alonso Farrenberg, na natação para deficientes visuais, e Carollina Maldonado, no tênis de mesa, para deficientes físicos, não chegaram ao pódio, mas colecionaram significativo resultados.

Na categoria S13, Carlos Farrenberg, o Carlão do Brasil, por conta de 1,95 de muita determinação, volta de Pequim como “Top Four” da natação mundial nos 50 metros nado livre, ficando a sete centésimos de uma medalha paraolímpica, e como “Top Five” nas provas de 100 e 400 metros nado livre. Além disso, Carlão estabeleceu novas marcas recordes sul e pan-americanas em todas as provas de estilo livre. Farrenberg é professor, formado pela Faculdade de Educação Física e Esporte (Fefesp).

Carollina Maldonado, aluna da Fefesp, também cumpriu um bonito papel, superada apenas pela campeã paraolímpica da classe 9, a chinesa Lina Lei, e pela medalhista de bronze, a turca Neslihan Kavas, terminando em terceiro lugar em seu grupo, na fase de classificação.