A história recente do país é o pano de fundo dos relatos reunidos no livro ‘O Brasil dos Correspondentes’, no qual 30 jornalistas da imprensa estrangeira contam como realizaram reportagens sobre o Brasil publicadas pelo mundo todo entre 1977 e 2007. A obra será lançada em Santos na próxima segunda-feira (22), às 19h30 horas, na abertura da Semana Ceciliana de Artes e Comunicação, no Anfiteatro 1 do bloco D da Universidade Santa Cecília (Unisanta), na Rua Oswaldo Cruz, 266.

O lançamento é uma promoção da Unisanta e do Pauta Cultural, grupo formado por profissionais e estudantes de jornalismo, e contará com a presença dos jornalistas Thierry Ogier, francês, correspondente do jornal Les Echos, e Verónica Goyzueta, peruana, correspondente do Mergermarket, serviço do grupo Financial Times, e do ABC, jornal espanhol

Goyzueta é a atual presidente da Associação dos Correspondentes Estrangeiros (ACE) em São Paulo e uma das organizadoras da publicação, ao lado da inglesa Jan Rocha, correspondente do World Service da BBC, e de Thomas Milz, alemão, colaborados da rádio ARD. Na introdução do livro, Goyzueta conta que o ano de 1977, marco inicial dos relatos reunidos na obra, marca a criação da própria ACE.

Para ela, os últimos 30 anos coincidem com a ‘história de um país que saiu de uma ditadura militar e aprendeu a construir uma democracia’. Além dos relatos, o volume traz fotografias de Milz, Paulo Fridman e Roberto Cattani. Vídeo sobre o lançamento de ‘O Brasil dos Correspondentes’ pode ser assistido em http://www.youtube.com/watch?v=U_Kq7xyiOVs. Na terça-feira (23), às 19h, haverá seção de autógrafos do livro na livraria Realejo, na Avenida Marechal Deodoro, 02.

Na ocasião, a conversa dos correspondentes com o público será precedida por apresentações de outros dois jornalistas, dessa vez brasileiros: Alessandro Atanes, mestre em História da Literatura, falará sobre o trabalho do escritor Rudyard Kipling, criador do personagem Mogli, o menino-lobo, como autor de reportagens sobre o Brasil para o jornal londrino Morning Post, na década de 20.

Marcus Vinicius Batista, professor universitário e mestre em Educação falará sobre a construção da identidade na imprensa. O jornalista Luiz Fernando Yamashiro, de A Tribuna, abordará a série de reportagens sobre os 100 anos da imigração japonesa publicada no jornal.

Pauta Cultural
O grupo Pauta Cultural foi criado em agosto de 2008 por jornalistas e estudantes da Baixada Santista que atuam em diferentes setores da comunicação, como institutos culturais, escolas, jornalismo online, terceiro setor e órgãos públicos. O Pauta Cultural tem o propósito de registrar, discutir e divulgar questões relacionadas à pauta cultural na região e no mundo.

O grupo é formado por Alessandro Atanes, Leonardo Martins, Márcia Costa, Mariana Felippe, Soraia Melo e Marcelo Gama, responsáveis pela organização de encontros e debates em diferentes pontos da região, com a proposta de relacionar cultura e comunicação.

A partir de outubro, o grupo inicia uma série de encontros denominados ‘Conversar de bar’, onde serão realizadas entrevistas com artistas, escritores, poetas, jornalistas, intelectuais, entre outros, buscando contribuir para a construção de um jornalismo cultural capaz de refletir sobre os movimentos culturais, seus aspectos históricos e características com aprofundamento da nossa história e manifestações como literatura, artes plásticas, música, cinema, teatro, televisão e cultura popular. Para saber mais informações sobre o grupo e se cadastrar para receber as novidades, escrever para pautacultural@gmail.com.

‘O Brasil dos Correspondentes’
22 de setembro de 2008, às 19h30, na abertura da Semana Ceciliana de Artes e Comunicação
PROMOÇÃO: Unisanta e Pauta Cultural
MAIS: ‘O Brasil dos Correspondentes’, realização da ACE, é um lançamento da editora Mérito com o patrocínio da Embraer, Petrobras, Vale do Rio Doce, Tam, Santander, Gerdau e Sabesp e com apoio da Associação Brasileira de Imprensa, do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Comunique-se, Mega Brasil Comunicação e Maxpress.