Estreitar relações entre o maior Porto da America Latina e a universidade, levantar demandas e realizar cursos preparatórios específicos para supri-las – seja no ambiente empresarial ou universitário. Esse é o objetivo do Fórum de Soluções Portuárias, uma iniciativa da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) que busca contar com a parceria das empresas públicas e privadas do Porto de Santos.
O Fórum se reúne pela primeira vez nesta quinta-feira (18) em um café da manhã para, de maneira descontraída, formalizar um apoio mútuo entre os dois setores. A proposta é que na oportunidade a UNISANTA ouça os representantes das empresas públicas e privadas do Porto para a formatação de cursos específicos para a qualificação profissional dos funcionários. Entre os convidados estão a CODESP, SINDAPORT, representantes das Prefeituras de Santos, Cubatão e Guarujá, além da Capitania dos Portos, entre outros.

“A qualificação da mão de obra local é também um dos objetivos, para que os melhores empregos gerados sejam ocupados por profissionais daqui e a população se aproprie da riqueza do nosso porto de Santos”, completa Lúcia Maria Teixeira Furlani, presidente da Unisanta.

Para o professor Júlio Simões Júnior, diretor da Faculdade de Administração de Empresas e Ciências Contábeis da UNISANTA, a aproximação permitirá à universidade ter “outra visão do mercado de trabalho, sentir a necessidade e entender como pode colaborar”. Ele lembra que, além dos cursos específicos, a UNISANTA também conta com outros cursos como Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Marketing, Engenharia e outros voltados para o Meio Ambiente e Tecnologia da Informação, que atendem às outras necessidades do universo das empresas portuárias e que podem estar nessa parceria.

Integração portuária – O Fórum, que será criado nesta quinta-feira, também terá outra tarefa. Além de promover intercâmbio de conhecimentos entre universidade e porto, o grupo de trabalho será responsável pela formatação do I Encontro de Integração Portuária, previsto para ser realizado no dia 17 de outubro, às 9 horas. A proposta é conversar com as empresas justamente para adequar a proposta inicial do Encontro com novas propostas que surgirão no Fórum. “Neste momento estaremos ouvindo as necessidades, permitindo uma participação das empresas de forma mais positiva”, explica a professora Sílvia Ângela Teixeira Penteado, reitora da UNISANTA.

Com o tema “Inovação na Logística Portuária”, a proposta é promover uma mesa redonda sobre o assunto, apontando os desafios e oportunidades. O Encontro será aberto ao público.

Novos cursos
Além da mesa redonda, durante o encontro a UNISANTA apresentará novos cursos de graduação e pós-graduação voltados para a área em 2009: Logística Integrada Portuária e Planejamento Urbano na Área Portuária, respectivamente.

Ainda de acordo com Júlio Simões, o diferencial da nova graduação – “Será um curso superior de tecnologia com dois anos de duração, bem focado e prático com base nas experiências e propostas mais modernas e atuais, nacionais e internacionais”.

Convênio – A proposta de parceria inclui a criação de convênios entre empresas e universidade para descontos nos cursos. Além dos novos cursos a UNISANTA já oferece formações na área portuária. A proposta inclui o convênio entre terminais ou entidades de classe e a universidade para que os funcionários tenham desconto nesses cursos.

Serviço
Fórum de Soluções Portuárias – acontece nesta quinta-feira (18), às 9 horas, na Chancelaria da UNISANTA (Rua Soares de Camargo, 18).

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Revolução Comunicação e Marketing
Assessoria de Imprensa do Miramar Shopping

Tel.: (13) 3289-5455
Fax: (13) 3289-9722

CONTATOS:
Sueli Martinez: (13) 8132-9169
sueli@revolucaomkt.com.br

Areta Alonso: (13) 8132-9166
areta@revolucaomkt.com.br

www.revolucaomkt.com.br
Rua Azevedo Sodré, 156, conj. 41 – Gonzaga
Edifício Avenida Paulista Centro Empresarial
11055-051 Santos – SP