Além da participação esportiva de seus atletas representando a cidade de Santos, a Universidade Santa Cecília (Unisanta) estará envolvida na logística da organização dos 17º Jogos Abertos do Idoso 2013, a serem realizados no município, de 27 de novembro a 1º de dezembro. A exemplo dos 74º Jogos Abertos do Interior, promovido em Santos, em 2010, a Unisanta ficará responsável novamente pela tocha que será conduzida pelos esportistas durante a cerimônia de Abertura e encerramento do evento.

O convite foi feito à alta direção da Unisanta, na última quarta-feira (26), durante reunião realizada na instituição. Na oportunidade estiveram presentes a reitora e a presidente da Unisanta, Profª Sílvia Ângela Teixeira Penteado e Profª. Drª Lúcia Maria Teixeira Furlani, respectivamente; o secretário de Comunicação e Resultados da Prefeitura de Santos, Rivaldo Santos; a secretária adjunta de Educação, Cristina Barletta; Paulo Henrique Montenegro Lopes e Mariano Humberto Matilello, do Departamento de Atividades e Eventos da Prefeitura, Marcelo Casati, coordenador de atividades esportivas da Semes e Ives Paiva, da comissão de abertura dos Jogos.

Tocha – Desenvolvida pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Unisanta, Eng. Carlos Alberto Amaral Moino, com o auxílio de técnicos e alunos do curso, a tocha confeccionada para os Jogos Abertos do Interior será adaptada para os Jogos Abertos do Idoso. O modelo antigo possui um mecanismo simples com sistema a gás (butano), que conta com uma válvula para controlar a saída do gás até a boca da tocha e aberturas para passagem do ar, evitando aquecimento da garrafa e, no caso de um excepcional escape de gás, evitar acidentes. A tocha proporciona uma chama de 20 a 25 cm de altura, com duração de aproximadamente uma hora.

Em sua parte inferior foi utilizada fibra de vidro e na boca da tocha alumínio, o que proporciona maior leveza da peça, que pesa cerca de 2kg, com 60 cm de altura, 3,5cm de diâmetro na base e 9cm no corpo.

Jornalismo – Além do auxílio no desenvolvimento da tocha, os representantes da Prefeitura também convidaram os alunos do 3º e 4º ano de Jornalismo a participar da cobertura jornalística do evento, em conjunto com a Secretaria de Comunicação e demais órgãos de imprensa envolvidos no evento.